O que você pode fazer com pétalas de rosas?

Não desperdice as pétalas de rosas

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Embora rosas não durem para sempre, você ainda pode aproveitar as pétalas muito depois de as flores murcharem. Já que o perfume permanece mesmo após secarem, as pétalas das rosas são ótimas para o uso em artesanatos cheirosos. Você pode usar qualquer tipo de pétalas de seu jardim ou de um buquê; a cor ficará mais escura ao secar.

Miçangas

Acredita-se que miçangas de pétalas de rosas foram usadas inicialmente para fazer rosários católicos, embora haja um debate sobre a possibilidade deles terem se originado no século 16 ou no começo do 20. De acordo com Paternoster-Row, uma fonte de pesquisa histórica de rosários, seu nome vem de uma lenda envolvendo rosas, mas a ideia de fazer contas de rosas reais é uma invenção muito mais recente. Em todo caso, as pétalas dessa flor servem para fazer miçangas naturais e cheirosas, sejam elas usadas como contas de oração ou para decoração de bijuterias. O processo envolve tingir as pétalas com água de rosas, raiz de lírio e goma arábica, ferver a mistura por vários dias e, finalmente, moldar a massa em miçangas, que secam em algumas semanas.

Sabonete

Adicione algumas pétalas de rosas ao seu sabonete de glicerina artesanal; elas adicionarão uma boa aparência, fragrância e um pouco de efeito esfoliante aos sabonetes modelados. Para fazê-lo, derreta a base de sabonete de glicerina como instruído pelo fabricante. Misture as pétalas secas em óleo de rosas e coloque o sabão em moldes. Você pode experimentar com flores diferentes, ervas e especiarias misturando outros ingredientes, como lavanda seca, manjericão ou canela, junto com as pétalas.

Pot-pourri

O pot-pourri é uma forma simples de usar pétalas de rosas que requer pouco mais que secá-las. Remova as pétalas individuais e coloque-as em uma tigela. Adicione lavanda seca ou raiz de lírio, que atuam como um fixador. Deite as pétalas em uma assadeira forrada com papel manteiga e coloque-as em um local seco por vários dias, ou até que elas sequem completamente. Coloque-as em uma jarra de vidro e adicione algumas gotas de óleo de rosa. Guarde-as e cubra-as por algumas semanas antes de usá-las. O pot-pourri pode ser colocado em tigelas para adicionar um aroma ao ar ou amarrado em pequenos saquinhos de tule.

Delícias comestíveis

As pétalas de rosas, se não tiverem sido tratadas com produtos tóxicos, são inteiramente comestíveis. Umedeça pétalas frescas com ovo batido e polvilhe-as com açúcar refinado para fazer pétalas cintilantes cristalizadas para decoração de bolos ou como enfeite. A revista Country Living sugere usá-las para fazer um sorvete elegante de rosa e champanhe para ocasiões especiais. Pétalas lisas e frescas também são uma ótima adição a saladas; basta polvilhá-las no topo antes de servir.

eHow Brasil
×