Mais
×

Qual o pH ideal para Tetras?

Atualizado em 17 abril, 2017

Peixes são animais de estimação atrativos e de criação simples, mas alguns são delicados e possuem necessidades específicas para o condicionamento da água na qual habitam. Manter o pH ideal da água em um aquário é importante para muitos peixes, incluindo os tetras. Entretanto, tetras são bastante adaptáveis, tornando prática a tarefa de adaptar o nível de pH da água para eles.

Diferentes peixes exigem distintas condições da água. (Viewstock/Photodisc/Getty Images)

Tetras

Em termos biológicos, a palavra "tetra" refere-se a qualquer membro da família characidae, que também pertence à ordem dos characiformes. Há mais de 1500 espécies de tetra, todos vivendo na África tropical e subtropical e nas Américas. Enquanto muitos tipos de tetras são mantidos como animais de estimação, o tetra neon é o mais comum. São famosos por sua falta de agressividade, beleza e facilidade de criação. Tetras costumam ser mantidos em pequenas escolas como um peixe comunitário.

pH da Água

O pH da água refere-se ao quão ácida ou básica ela está. O pH neutro é 7. Abaixo disso é ácido, enquanto acima, básico. A água da chuva varia entre 5 e 6, a água fresca costuma ter um pH de 6 ou 7, já a água do mar é básica, e costuma ter pH igual a 8. Peixes são adaptados a viver no nível de pH de seus habitats naturais, logo, colocá-los em uma água diferente pode causar estresse, doenças e, possivelmente, morte.

Condições para Tetras

Tetras são peixes de água fresca, mas podem adaptar-se a outros tipos. A maioria dos tetras vive melhor em água neutra ou levemente ácida, com pH entre 6,5 e 7. Entretanto, eles também podem aguentar uma variação de 5 a 7,5, sem efeitos colaterais. Isso faz deles muito propícios a serem peixes comunitários. Se você tiver outro peixe que não tolere uma grande variação de pH, um tetra é capaz de adaptar-se ao pH adequado do outro peixe.

Manutenção do pH

É importante verificar o pH da água frequentemente. Você pode adquirir diferentes kits que facilitam o processo. Para manter um pH neutro para tetras, você deve adicionar um tampão, que é uma substância química que previne que a água se torne muito ácida ou muito básica. Há outras substâncias que você pode aplicar na água para mudar seu pH, embora altas doses possam fazer mal ao peixe. Também há métodos para mudar o pH da água lentamente, com o decorrer do tempo. Por exemplo, adicionar madeira decorativa ou filtrar a água com turfa são boas maneiras de reduzir o pH da água.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article