Qual é o pH da saliva?

Escrito por tom king | Traduzido por ricardo torres iupi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual é o pH da saliva?
Escala de pH, com tons de cores diferentes para cada valor (medical test image by JASON WINTER from Fotolia.com)

A saliva é uma substância secretada na boca e produzida pelas glândulas salivares. Essas glândulas produzem secreções que, além de umedecer as mucosas orais e do trato digestivo superior, também facilitam a fala e controlam a flora bacteriana na boca. Elas também fornecem enzimas que preparam o alimento para digestão, hormônios e outros compostos. As glândulas salivares maiores incluem parótida, submandibular, sublingual, pequena labial, bucal e palatal.

Outras pessoas estão lendo

A história sobre o teste de pH salivar

Vários estudiosos não tradicionais ao longo do século passado defendiam o uso de testes de pH como uma forma de avaliar a saúde dos pacientes, juntamente com os testes de pH urinário. Os testes de pH envolvem o uso de tiras de papel tornassol, que são facilmente obtidas em qualquer farmácia popular; ou são feitos por profissionais que possuem sites oferecendo tratamentos para a "acidificação" e outras condições relacionadas com o pH. Médicos e hospitais usam testes de pH como parte da elaboração de um diagnóstico em doenças graves. A American Medical Association não defende o uso de testes de pH da saliva e urina como uma ferramente isolada de diagnóstico.

O pH normal da saliva

A saliva geralmente se apresenta com um equilíbrio de pH (alcalinidade versus acidez) entre 6,2 e 7,4, havendo um aumento desse valor durante um período de secreção aumentada da mesma. Isso ocorre, por exemplo, ao sentir o cheiro de refeições sendo preparadas ou quando está com fome e vê fotografias de alimentos. Alguns sites oferecem guias para o diagnóstico de uma ampla gama de doenças físicas e psicológicas utilizando kits para a realização de testes de pH que eles mesmos vendem aos clientes.

Auto-teste de pH salivar em medicina alternativa

Para você mesmo medir o pH da urina, você precisará adquirir tiras de teste de pH em farmácias ou em sites de medicina alternativa. Tiras de papel tornassol mudam de cor ao entrar em contato com substâncias ácidas ou alcalinas. A intensidade da cor obtida no teste pode nos dizer a força da acidez ou da alcalinidade. O tom da cor obtida informa o pH real a partir da comparação com um gráfico que mostra vários tons de cor com os respectivos valores de pH. A maioria dos testes fazem medidas que variam entre 5,5 e 8. Porém, você pode obter outros testes que medem uma variação maior.

Teste médico de pH salivar

Os testes para acidez nos fluidos corporais são frequentemente feitos em pacientes durante a admissão hospitalar. Os pacientes raramente apresentam acidose (muito ácido) ou alcalose (muito alcalino) no sangue ou nos fluidos extracelulares, como por exemplo a saliva, mesmo nas fases iniciais de qualquer doença grave, com exceção da insuficiência renal aguda.

Considerações caso seu pH não esteja equilibrado

Se você suspeitar de alguma alteração do pH da saliva ou urina, procure um médico para realizar testes adicionais e diagnosticar qualquer patologia possível.

O pH normal

Novamente, o pH é considerado normal com valores entre 6,2 e 7,4. Mas se o seu médico não está preocupado em medi-lo, você provavelmente também não deveria estar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível