Saúde

Vinagre de maçã eleva o pH do corpo?

Escrito por lisa stauber | Traduzido por agmar vitti
Vinagre de maçã eleva o pH do corpo?

A alimentação influencia o pH do corpo

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O pH corporal pode ser um indicador importante de saúde. O pH normal do sangue é levemente alcalino e fica na faixa de 7,4. Médicos e naturopatas incentivam uma dieta alcalina para se ter uma saúde ótima, elevando-se o pH da urina e da saliva, que flutua mais do que o sanguíneo. O pH corporal pode ser afetado pela alimentação. Alimentos alcalinizantes, como vegetais verdes e legumes, elevarão o pH do corpo, enquanto os produtores de ácido irão baixá-lo. Alcalino e ácido não são descrições de alimentos propriamente ditas, mas sim seus efeitos no organismo após terem sido metabolizados.

Outras pessoas estão lendo

Teoria alcalinizante

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O vinagre, particularmente o de maçã, é alardeado por muitos entusiastas da dieta alcalina como sendo um alimento alcalinizante que eleva os níveis de pH. Acredita-se que os subprodutos produzidos pelo corpo durante a digestão do produto sejam básicos, produzindo o bicarbonato que elevaria a alcalinidade corporal. Earl Mindell, especialista em saúde alternativa, apoia este ponto de vista, assim como Dr. Robert C. Young, outro conhecido incentivador de dietas ácido-alcalinas.

Teoria da produção de ácido

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O Dr. D. C. Jarvis, o médico que popularizou o vinagre de maçã como sendo um tônico saudável de cura, recomenda o uso deste produto para acidificar o pH do corpo. Ele percebeu que seus pacientes estavam mais alcalinos antes de ficarem doentes, e a acidificação do corpo prevenia doenças. A cura do Dr. Jarvis prega a diminuição do pH corporal e prescreve 2 colheres de chá de vinagre de maçã e 2 colheres de chá de mel misturadas a 235 ml de água por dia.

Efeitos

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Se o pH corporal estiver muito baixo, você pode apresentar deficiência de muitos minerais, como fósforo, cálcio e magnésio, pois seu corpo retira estes minerais dos ossos para ajustar a acidez. Os cientistas especularam que se um alimento ou suplemento diminui a disponibilidade destes minerais, ele é produtor de ácido. Se o conteúdo mineral dos ossos permanece estável, o alimento é alcalinizante.

Pesquisa

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Um estudo feito na Universidade Tufts apoia a teoria da retirada de minerais. Infelizmente, o estudo não utilizou alimentos específicos, mas comprimidos de suplementação. Desta forma, ele não prova se o vinagre de maçã eleva, ou não, o pH do corpo. Embora os especialistas não tenham chegado a um consenso em relação ao poder alcalinizante do vinagre, ou a capacidade de ser produtor de ácido, eles concordam que este vinagre promove a saúde dos ossos. Esta evidência parece apoiar o ponto de vista de que o vinagre é alcalinizante.

Teste

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Uma vez que não há um consenso se o vinagre eleva ou abaixa o pH do corpo, você pode desejar monitorar os resultados da adição deste produto na sua dieta. O pH do sangue é relativamente estável, mas os alimentos que você consome exercem um efeito sobre o pH da urina e da saliva. Você pode testar o efeito do vinagre usando tiras de pH encontradas em lojas de alimentos naturais, de utensílios diversos e ou de produtos de enfermagem. Níveis abaixo de 7,0 são ácidos e aqueles acima de 7,0 são alcalinos. Teste pelo menos duas horas após a refeição para obter melhores resultados.

Alimentação e exercícios

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Uma alimentação saudável, juntamente a prática de exercícios, é a melhor forma de cuidar da saúde.

Orientação médica

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Antes de alterar sua dieta, é sempre aconselhável conversar com um médico.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media