O que fazer quando a pia está desalinhada com o esgoto?

Escrito por cathy douglas | Traduzido por etelvina siegel
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que fazer quando a pia está desalinhada com o esgoto?
Alguns problemas de tubulação podem ser resolvidos facilmente (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Ao colocar uma pia nova ou reconstruir a tubulação de uma antiga, pode acontecer da drenagem não ficar ao centro e não alinhar com novos tubos. Embora seja incômodo, é um problema relativamente pequeno no vasto mundo das dificuldades de tubulação. Existem várias maneiras de lidar com tubulações desalinhadas.

Outras pessoas estão lendo

Problemas de alinhamento

Idealmente, o ralo se alinhará, mas por vezes terá de lidar com margens pequenas ou largas. Se a nova pia não for do tamanho da posterior, ou se o formato for diferente, o ralo poderá não ficar alinhado.

Para que uma pia drene propriamente tem de haver um mínimo e máximo de inclinação no ralo de drenagem. Se o alinhamento estiver ligeiramente errado, você pode flexionar o tubo de modo a encaixar em cada extremidade, ajustar a armadilha em "P" ou usar um encaixe angular, ligeiramente virado para acomodar o desalinhamento.

Contudo, se o desalinhamento for por muitos centímetros poderá ser preciso combinar vários encaixes com um tubo direito para obter o ângulo desejado e alinhar as tubagens. Muitas casas antigas têm tubagens galvanizadas de metal, enquanto as mais modernas usam PVC.

Encaixe angular

Tanto ralos de PVC, como os de metal, podem ser ajustados. Encaixes para escoamento dos ralos vêm em PVC e metal, com diversos ângulos, geralmente de 45 º ou de 90 º. Ao unir dois cotovelos de 45 º, você poderá manobrá-los para obter uma diversidade de outros ângulos.

Os cotovelos de união regular possuem um alargamento para caber sobre o tubo, enquanto cotovelos macho possuem uma extremidade alargada e outra extremidade com tamanho tubular. Cotovelos macho podem ser unidos em adaptador; a extremidade tubular cabe totalmente dentro da extremidade alargada. O uso de cotovelos macho permite adicionar comprimento entre os encaixes angulares, se necessário, ao usar diversos comprimentos de tubagem.

O mais recomendável é possuir diversos cotovelos de 45 º e 90 º. Ao encaixá-los sem cola, você pode uni-los até enfiar o tubo de modo adequado em cada extremidade. A quantidade e tamanho dos cotovelos necessários vai depender no tamanho do cano e da extensão do desalinhamento.

Linha PVC flexível

Também existem soluções lineares mais flexíveis. Se precisar misturar tubulações galvanizadas e PVC, acoplamentos de borracha são uma ótima solução, pois podem ser anexados sem recurso á cola ou grampos. Acoplamentos de borracha podem ser curvados até 90 º. Em algumas áreas, tubulações flexíveis de PVC podem ser permitidas. Elas reduzem a necessidade de usar encaixes em cotovelo, pois podem ser curvadas até 90 º.

Quanto menos encaixes conseguir usar para alinhar os tubos melhor. Cada vez que um encaixe é adicionado, é preciso usar cola ou parafusos, o que aumenta o risco de áreas fracas na tubulação. A probabilidade de vazamento aumenta com cada junção. O uso de mangueira flexível não está aprovado em todos os locais, então verifique essa informação previamente com o seu condomínio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível