×
Loading ...

Como pintar eletrodomésticos de cozinha com tinta de aço inox

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os eletrodomésticos feitos de aço inox conferem uma aparência sofisticada à qualquer cozinha. Qualquer eletrodoméstico comum pode facilmente receber a aparência sofisticada do aço inox, por uma pequena parte do custo que você pagaria por objetos de inox verdadeiro, simplesmente utilizando tinta inox. Quando aplicada corretamente, essa tinta oferece a mesma aparência e textura do inox verdadeiro. Assim como em qualquer trabalho de pintura, a preparação da superfície que receberá a tinta afeta diretamente o resultado final.

Instruções

Com a preparação correta, os resultados serão incríveis (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Aplique o limpador de janelas ou a mistura de água e amônia nas superfícies dos eletrodomésticos que você deseja pintar, limpando-as completamente com um pano de limpeza em seguida.

    Loading...
  2. Proteja as partes do eletrodoméstico que você não deseja pintar, cobrindo-as com a fita crepe para pintura. Cuidado na hora da colocação da fita para que a mesma não cubra acidentalmente partes da área que será pintada.

  3. Coloque o imã na superfície do eletrodoméstico. Se o imã aderir à superfície do mesmo, ele é revestido de metal, e você pode pular direto para o "Passo 8".

  4. Misture a tinta seladora para plástico seguindo as especificações do fabricante, encontradas na parte traseira do rótulo da lata.

  5. Aplique a seladora igualmente por toda a superfície do eletrodoméstico utilizando o rolo de espuma para pintura contido no kit.

  6. Passe o rolo de espuma sobre a superfície com movimentos verticais em um refrigerador, ou horizontais, da esquerda para a direita, no caso de eletrodoméstico menores, com os pincéis de espuma também contidos no kit.

  7. Lave o rolo e os pincéis em água morna enquanto espera pela secagem do selante.

  8. Misture bem a tinta inox para certificar-se de que não haverá granulação na hora de aplicá-la.

  9. Aplique uma camada fina de tinta inox sobre a superfície do eletrodoméstico com o rolo de espuma.

  10. Espalhe a tinta inox pelo eletrodoméstico utilizando um dos dois rolos contidos no kit de pintura. Faça movimentos verticais longos na aplicação em refrigeradores ou movimentos da esquerda para a direita, também longos, em eletrodomésticos menores para conseguir o grão correto para o aparelho. Não mova o pincel pra frente e pra trás rapidamente, pois isso estragará o acabamento da tinta inox.

  11. Deixe essa primeira camada fina secar por uma hora.

  12. Aplique duas camadas adicionais de tinta inox no aparelho, como descrito no "Passo 10". Sempre espere uma hora entre as aplicações.

  13. Enxágue o rolo de espuma e os pincéis em água morna para remover a tinta e deixe secar completamente antes de aplicar a camada de verniz.

  14. Aplique o verniz de acabamento na superfície do eletrodoméstico da mesma maneira que você aplicou a tinta inox. Cada camada aplicada muda o nível de brilho da pintura. Leia as instruções do fabricante para determinar exatamente quantas camadas devem ser aplicadas para alcançar o resultado desejado.

  15. Enxágue o rolo de espuma e os pincéis em água morna e guarde-os para futuras aplicações.

  16. Antes de retirar a fita crepe do eletrodoméstico, lembre-se de passar levemente a lâmina do estilete nas áreas onde a tinta e a fita se encontram, evitando assim que a tinta descasque quando a fita for removida.

  17. Retire gentilmente toda a fita das áreas protegidas no "Passo 2".

  18. Deixe que o eletrodoméstico pintado repouse por pelo menos duas horas para garantir um acabamento inox durável.

Loading...

O que você precisa

  • Limpador de janelas, ou uma mistura de duas partes iguais de amônia e água
  • Panos para limpeza
  • Fita crepe para pintura
  • Imã
  • Tinta seladora para plástico
  • Kit de pintura de aço inox
  • Estilete

Referências

Loading ...
Loading ...