Dietas saudáveis para os rins

Escrito por brent sandmeyer | Traduzido por contributing writer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dietas saudáveis para os rins
Siga estas dicas para ter rins saudáveis (pixologicstudio/iStock/Getty Images)

Uma dieta e um estilo de vida saudáveis são, em muitos aspectos, a chave para manter os rins saudáveis. Fazer exercícios, manter seu peso e pressão arterial em valores baixos com uma dieta saudável, além de parar de fumar, são todos elementos necessários para evitar desenvolver uma doença renal crônica.

Outras pessoas estão lendo

Água

A principal função dos rins é filtrar as toxinas do sangue e retirá-las do corpo por meio da urina. Para isso, eles requerem uma entrada constante de água. Simplificando, se você não beber bastante água, seus rins não conseguem fazer seu trabalho, tornando-se insalubres. Pedras nos rins e a doença renal crônica podem resultar da ingestão insuficiente de água. Beba pelo menos dois litros de água ao dia para manter os rins saudáveis, e adicione mais se você for uma pessoa particularmente ativa. Algumas frutas e legumes, incluindo melancia, pepino, abobrinha e tomate têm mais de 90% de água, então coma o suficiente para melhorar a hidratação.

Dietas saudáveis para os rins
Beber água é essencial para a saúde dos rins (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Proteína

A maioria dos americanos consome mais proteína do que o necessário, em especial na forma de carne. Comer proteína em excesso sobrecarrega os rins e pode levar à disfunção renal. Substitua a maior parte da carne em sua dieta por vegetais e grãos integrais para que seus rins possam se concentrar na eliminação das toxinas do sangue. Além disso, a mudança de carne para alimentos vegetais pode ajudar você a perder peso e reduzir sua pressão arterial, dois fatores de risco principais para a doença renal crônica.

Dietas saudáveis para os rins
Coma mais vegetais e menos carne (Image Source/Digital Vision/Getty Images)

Colesterol

Altos níveis de colesterol LDL podem endurecer as artérias, incluindo aquelas nos rins, com placa, levando à insuficiência renal e uma maior probabilidade de derrame e ataque cardíaco. Para manter seu nível de colesterol baixo e sua saúde renal saudável, consuma o mínimo de carnes gordurosas e laticínios. Coma carnes magras, laticínios desnatados e aumente a quantidade de frutas, verduras e cereais integrais em sua dieta.

Sódio

A ingestão excessiva de sódio é uma das causas mais simples de pressão arterial elevada, que por sua vez é uma das principais causas de problemas nos rins. Embora muitas vezes haja fatores genéticos e outros, controle sua pressão arterial consumindo até 1,5 g de sódio por dia. Observe a quantidade de sódio nos rótulos de condimentos e alimentos preparados, alguns dos quais podem surpreendê-lo pelo seu alto teor.

Como muito do sal extra é ocultado nos alimentos processados do supermercado e em refeições de restaurante, prepare a maioria de suas refeições em casa, utilizando ervas e especiarias em vez de sal para dar sabor.

Glicose

Diabéticos têm um risco particularmente elevado de desenvolverem problemas nos rins porque a glicose desregulada age como um veneno nesses órgãos. Como o diabetes pode se desenvolver em qualquer momento na vida de uma pessoa, e pode passar despercebido durante anos, tenha seus níveis de açúcar no sangue em mente quando pensar em sua dieta.

Evite produtos muito açucarados e com açúcares refinados, pois aumentam drasticamente os níveis de açúcar no sangue, representando uma ameaça para os rins. Além disso, as bebidas com alto teor de edulcorantes, tais como refrigerantes, são fortemente associadas à obesidade, um fator de risco para problemas nos rins.

Fumar

Adicione problemas de saúde dos rins à lista de perigos provenientes do fumo. Fumar aumenta o risco de desenvolver uma doença renal crônica, em parte por aumentar a pressão arterial. Pare de fumar ou nem comece, pois isso é importante para manter seus rins saudáveis.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível