on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como plantar grão-de-bico

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os grãos-de-bico (Cicer arietinum L.), também chamados de gravanços, pertencem à família das leguminosas e podem ser usados em saladas e sopas. Cultive essa planta anual em sua casa e tenha folhagens e flores atrativas durante a estação de crescimento. A exigência principal para se plantar grão-de-bico é ter 100 dias consecutivos de clima quente para florescer.

Instruções

Os grãos-de-bico são legumes (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Prepare o solo em uma área que receba sol pleno. Adicione fertilizante ou adubo ao solo, com um nível baixo de nitrogênio para impedir o crescimento extra de folhas.

    Loading...
  2. Coloque as sementes no solo com 2,5 cm de profundidade e uma separação de 5 cm entre elas, em fileiras. Se você plantar mais de uma fileira, dê um espaçamento entre elas de pelo menos 60 cm de distância para evitar a superlotação de plantas.

  3. Regue levemente as sementes após o plantio. Não encharque completamente o solo durante a rega inicial para evitar que as sementes rachem.

  4. Coloque adubo no solo para reter a umidade; isso também ajudará a impedir que as ervas daninhas apareçam.

  5. Mantenha o solo úmido durante o crescimento de flor e da vagem. Regue as plantas com frequência até que amadureçam e então deixe as vagens secarem para colher facilmente.

Loading...

Dicas

  • O grão-de-bico cresce melhor em climas que recebem chuva leve constante. Ele poderá desenvolver problemas de raiz em áreas que recebam muita chuva. Seu grão-de-bico poderá ser colhido quando as vagens estiverem verdes e as folhas estiverem ficando marrons. Isso ocorre cerca de 100 dias depois do plantio.

O que você precisa

  • Sementes de grão-de-bico
  • Solo de jardim
  • Adubo ou fertilizante

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...