Mais
×

Como podar um pinheiro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O pinheiro da espécie mugo é um arbusto perene que produz pontas em grupos de dois e pinhas de 2,5 a 5 centímetros. Alguns são do tipo anão, com menos de 90 cm de altura, ao passo que outros têm 6 m de altura e quase a mesma medida de largura. A espécie mugo é normalmente cultivada como um bonsai. O formato natural é baixo e muito largo, de modo que a poda deve ser feita para incentivar o formato natural e o fortalecimento do arbusto. Essa é uma planta de crescimento lento, que provavelmente não precisará de poda anual.

Instruções

Comece com ferramentas de poda limpas e bem afiadas (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Afie e limpe as ferramentas de poda antes de começar esse projeto. Isso vai assegurar cortes limpos e plantas sadias. Afie a lâmina da ferramenta deitando-a em um ângulo levemente inclinado na pedra de afiar e deslizando-a duas ou três vezes. Limpe a lâmina e as partes móveis da ferramenta com um óleo e um pano.

  2. Apare o pinheiro mugo na primavera quando os pêndulos ou novos brotos estão se formando. Pinheiro é a única planta perene que pode ser podada quando está em fase ativa de crescimento. Quando os pêndulos estiverem no tamanho máximo, mas antes que as pontas tenham se desenvolvido, corte o pinheiro ao meio, em um leve ângulo. A poda é a maneira de incentivar os arbustos a adquirirem um formato compacto.

  3. Remova qualquer galho morto ou danificado. Pedaços mortos da planta não terão pontas ou elas estarão marrom-avermelhadas. Agora é uma boa hora para procurar por parasitas.

  4. Quando remover grandes pedaços de madeira, faça cortes de maneira a deixe apenas os brotos sadios. Corte cerca de 6 cm do lado de fora do aro do galho, que é uma área levemente elevada na madeira secundária, logo após a primária. Os cortes nas pontas dos galhos são feitos em um ângulo de 45º e logo depois do nódulo de crescimento.

  5. Troque de vaso e pode o bonsai mugo ao mesmo tempo. Retire os pêndulos em dois estágios. Primeiro retire os pêndulos maiores e uma semana mais tarde retire os menores. No outono, retire os brotos em cada galho, deixando apenas dois, e raleie as pontas do topo até embaixo, removendo a maior parte no topo de modo que a luz do sol possa penetrar.

O que você precisa

  • Pedra de afiar
  • Óleo
  • Pano
  • Luvas
  • Alicate de podar
  • Serrote
  • Tesoura de poda
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article