on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como podar laranjeiras

Uma laranjeira é uma cultura valiosa para seu terreno. Essa árvore não só é bonita como cheirosa, e produz frutos saudáveis e deliciosos. Quando floresce, você não pode perder o aroma agradável de suas flores. As laranjas possuem uma fragrância singular e são ótimas para consumir. Com manutenção adequada, uma laranjeira pode produzir várias laranjas doces e deliciosas. A maioria dessas árvores não requer uma poda intensa após ficarem estabelecidas. O tempo que leva para podá-la depende da quantidade de árvores que você for plantar em seu terreno. Reserve cerca de 90 minutos por árvore para efetuar a poda e tenha certeza de ter as ferramentas necessárias para fazer um desbaste adequado.

Instruções

Como podar uma laranjeira (Nick White/Digital Vision/Getty Images)
  1. Escolha o dia para fazer a poda. É recomendável podar a laranjeira na estação do ano adequada. A data pode variar de maio a agosto, dependendo de sua localização. Você terá apenas de podá-la em anos alternados. A poda deve ser finalizada antes de surgir a floração.

    Loading...
  2. Planeje a poda. Verifique sua laranjeira para definir o que irá fazer. Procure galhos mortos ou doentes. Confira o tronco mais baixo para remover quaisquer brotos secundários. Examine os galhos para ver se algum deles está cruzando com outros próximos do centro da árvore. No final, verifique a árvore novamente de vários ângulos.

  3. Prepare antecipadamente suas ferramentas de poda. Utilize álcool isopropílico para esterilizá-las. É recomendável fazer isso antes de podar cada árvore, caso tenha mais que uma, para não propagar quaisquer doenças entre os pés de laranja.

  4. Remova os brotos secundários que crescem, fazendo um corte vertical próximo do tronco. Corte os galhos que estejam cruzando o meio da árvore, de maneira a liberar o centro para garantir que a luz solar penetre e haja uma ótima circulação de ar. Descarte os galhos doentes. Utilize a tesoura de poda sempre que possível e a serra para cortar galhos maiores. Deixe os cortes protegidos da luz solar direta para evitar queimaduras solares. Você pode fazer isso não removendo muitos galhos superiores, a menos que seja necessário. Enquanto desbasta a árvore, continue verificando a laranjeira para ter um guia de orientação.

Loading...

Dicas

  • Se achar que precisa fazer uma poda intensa no pé de laranja, você deve fazê-la durante mais de um ano. É recomendável não cortar mais que 1/4 da árvore de cada vez ou você poderá prejudicar seu crescimento e produção de fruta.
  • Utilize uma escada para cortar os galhos superiores que não são de fácil acesso.

Aviso

  • Não utilize tinta de poda na laranjeira. Se considerar que deve aplicar alguma coisa na árvore para evitar que ela queime, use um branqueador diluído.

O que você precisa

  • Luvas grossas
  • Tesoura de poda
  • Tesoura de poda com cabo longo
  • Álcool isopropílico
  • Serra de poda (opcional)
  • Escada (opcional)
  • Branqueador

Recursos

Loading ...
Loading ...