Mais
×

Como podar tomates para aumentar a produção

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As plantas de tomate são a cultura favorita dos jardineiros e possuem três principais tipos: determinado, semideterminado e indeterminado. Quando os tomates estão sendo cultivados em gaiolas de arame, não é necessário muita poda, mas alguns brotos devem ser removidos para deixar passar ar e luz suficientes. As variedades de tomate que amadurecem em menos de 70 dias geralmente não requerem poda.

Instruções

As plantas de tomate são a cultura favorita dos jardineiros (Creatas Images/Creatas/Getty Images)
  1. Identifique seus tipos de tomate para determinar como fará a poda. Tomates indeterminados crescem de 1,5 m até 2,5 m. Eles têm um conjunto de frutas na haste que crescem a cada três folhas. Tomates determinados crescem de 45 cm até 1,5 m com um conjunto de frutas a cada folha. Já os semideterminados ficam no meio e crescem de 90 cm até 1,5 m.

  2. Planeje podar cedo pela manhã usando uma faca de jardinagem limpa.

  3. Pode as ventosas (o que no futuro formará a haste) antes que cheguem a 8 cm em tomates indeterminados ou quando estiverem entre 2 cm e 10 cm nos determinados. Assumindo que o indeterminado está crescendo em treliças, deixe três hastes em cada planta quando elas distanciadas uma da outra em 90 cm, duas quando estiverem espaçadas em 60 cm e uma quando estiverem a 30 cm.

  4. Corte as ventosas laterais que crescem nas axilas de cada folha em uma planta de duas hastes. Faça isso assim que elas aparecerem e remova todas, exceto aquela diretamente abaixo do primeiro cacho de floração.

Dicas

  • Sempre higienize suas ferramentas para evitar a propagação de doenças.

Aviso

  • Se você podar as ventosas antes que elas cheguem a 10 cm, isso pode afetar o tamanho da planta de maneira negativa.

O que você precisa

  • Faca de jardinagem limpa
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article