Saúde

O que poderia causar formigamento no corpo?

Escrito por k. lynn wallace | Traduzido por ana rodrigues
O que poderia causar formigamento no corpo?

Mãos das mulheres

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Sensações anormais ao longo do corpo, tais como o formigamento, são conhecidas como "parestesias". O formigamento é comumente causado por danos ou doenças nos nervos. É importante tratar o problema que pode eventualmente levar a dormência na área afetada. Muitos problemas potenciais são associados com o formigamento, vários dos quais são explicados neste artigo. Se você experimenta uma dormência que não vai embora, consulte o seu médico.

Outras pessoas estão lendo

Lesões do nervo

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Lesões nos nervos, tais como nervos comprimidos, podem ocorrer em qualquer parte do corpo e geralmente resultam numa sensação de dormência. Lesões nervosas podem ser sensíveis ao tempo, com a probabilidade do aumento de danos permanentes com qualquer atraso no tratamento. É imperativo que se procure um médico o mais rápido possível. Essas lesões podem ser tratadas através de fisioterapia, medicação, imobilização ou através de cirurgia.

Ansiedade ou ataque de pânico

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Se a sua sensação de formigamento é acompanhada pelo medo, preocupação, suores, tonturas ou zumbido nos ouvidos, pode ser causada por um ataque de pânico ou um transtorno de ansiedade. Pode ser difícil aceitar que sua condição física está sendo causada por uma doença psicológica, mas o formigamento é um sintoma comum de ataques de pânico.

Tumor

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Tumores em torno da medula espinhal são muitas vezes descobertos como resultado de queixas de uma sensação de formigamento. Essa sensação ocorre abaixo da localização do tumor e pode ser acompanhada por dores nas costas. Uma ressonância magnética seria utilizada para detectar o tumor da medula espinhal.

Esclerose múltipla

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

O formigamento é um sintoma comum de esclerose múltipla, vulgarmente designado por EM. A doença provoca lesões no cérebro, o que resulta em uma sensação de dormência em todo o corpo. Quando essa sensação é causada pela EM, geralmente começa nas mãos e/ou nos pés, progredindo lentamente em direção ao centro do corpo.

Diabetes

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

O formigamento também pode ser um sintoma de diabetes. O aparecimento da diabetes é gradual, e muitas pessoas que têm a desconhecem. Ela provoca o aumento dos níveis de açúcar no sangue, o que prejudica o sistema nervoso e pode causar a sensação de dormência. Se o seu formigamento é acompanhado por visão embaçada, sede excessiva, fome extrema, fadiga ou perda de peso, você pode ter diabetes e deve contatar o seu médico assim que possível para uma avaliação mais aprofundada.

Álcool e tabaco

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

A super-exposição a substâncias tóxicas, incluindo o álcool e o tabaco, pode causar uma sensação de formigamento. A presença de tais substâncias no corpo, ao longo do tempo, causa danos nos nervos, que resulta em uma sensação de dormência. Esta lesão do nervo é permanente, e é improvável que diminua.

Doenças circulatórias

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

O sistema circulatório fornece sangue para todas as células do seu corpo. Quando ele não está funcionando corretamente, as partes do seu corpo não recebem o fluxo de sangue suficiente, podendo resultar em uma sensação de formigamento. A saúde do seu sistema circulatório pode ser melhorada através da redução da pressão arterial, da perda de peso e do afastamento do fumo. Se você estiver com sobrepeso, for fumante ou tiver a pressão arterial elevada, o formigamento é provavelmente o resultado de má circulação.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media