Mais
×

Como fazer polimento francês?

Atualizado em 17 abril, 2017

O polimento francês é uma técnica antiga para o polimento de madeira desde a virada do século XIX. Seus usos variam dependendo da peça, mas ele se destaca quando se trata de relógios clássicos, instrumentos musicais e outras aplicações que requerem um acabamento fino e acetinado. A goma-laca ainda é o principal ingrediente dele, e a peça deve ser preparada de uma certa forma, bem como a aplicação em si. O polimento francês pode ser usado como acabamento independente, ou ser aplicado sobre um acabamento já existente. A preparação e etapas adequadas são responsáveis pela qualidade de qualquer procedimento de polimento francês.

Instruções

Os violões são candidatos excelentes ao sistema de polimento francês (S Dunn/Digital Vision/Getty Images)
  1. Misture um lote novo de goma-laca em um recipiente. Use 1/2 quilo de talha de goma-laca para 3,8 litros de álcool desnaturado para criar uma solução suficiente para um projeto grande. Para projetos menores, mistures 57 ml de goma-laca em 600 ml de álcool desnaturado. Vede a tampa do recipiente onde está a solução e a deixe dissolver por 24 horas.

  2. Coloque a peça a ser polida em uma bancada limpa. Não pode haver pó ou detritos nas áreas ao redor. Esse processo requer uma ventilação adequada e uma temperatura amena, não pode ser extremamente quente ou frio. Forre a bancada com jornal. Umedeça um pouco a lã de aço com um limpador de móveis e limpe a peça toda. Use panos de algodão para retirar todo resíduo, e os troque sempre. Camisetas de algodão velhas são um bom material para este fim. Seque a peça com um pano para retirar qualquer película do produto de limpeza.

  3. Faça um aplicador cortando um pedaço de 930 centímetros quadrados de uma camiseta de algodão. Enrole uma pequena bola de gaze e a coloque no pedaço de algodão. Use um conta-gotas para umedecer a gaze com a solução pré-mistura de goma-laca. Dobre as extremidades do aplicador de algodão e aperte a gaze dentro dele para saturar o tecido. Use o conta-gotas para aplicar duas gotas de azeite de oliva à extremidade de trabalho do aplicador feito com o algodão.

  4. Passe o aplicador sobre a superfície da peça com movimentos circulares. Faça movimentos circulares e em forma de oito, aplicando uma camada fina sobre a peça inteira. Não pare o movimento de aplicação, uma vez que isso mancha a madeira em um determinado ponto. Deixe a goma-laca secar por três minutos.

  5. Abra o aplicador feito com o tecido de algodão e adicione mais goma-laca à gaze. Retire o excesso. Coloque mais duas gotas de azeite de oliva no aplicador e, em seguida, esfregue a peça novamente. Deixe a camada secar por três minutos. Aplique mais quatro ou cinco demãos na peça.

  6. Lixe a superfície da peça com uma lixa número 400. Em seguida, use a número 800 para obter uma superfície mais fina e suave. Não lixe com muita força, uma vez que assim você pode remover a goma-laca. Limpe a superfície com um pano de algodão limpo ou uma flanela.

  7. Faça um novo aplicador com o tecido de algodão e a gaze. Umedeça a gaze na goma-laca e a aperte, mas deixe-a um pouco mais úmida do que antes. Aplique duas gotas de azeite de oliva no aplicador com a ajuda de um conta-gotas. Use os movimentos circulares e em forma de oito para aplicar a goma-laca sobre toda a superfície da peça. Se o aplicador começar a emperrar, adicione mais umas gotas de azeite de oliva a ele.

  8. Aplique várias demãos de goma-laca. Troque o aplicador de algodão a cada seis ou oito demãos. À medida que você progride camada após camada, comece a empregar mais pressão sobre o aplicador. Aplique doze demãos para formar uma camada de goma-laca. Você começará a perceber um acabamento com profundidade, quase tridimensional. Você pode aplicar até 100 demãos, se quiser.

  9. Guarde a peça em um local onde não há poeira ou onde a temperatura não seja extrema quando o projeto durar mais do que um dia. Isso conclui o processo de "estruturação". Deixe a peça secar por 24 horas ou mais.

  10. Faça outro aplicador com tecido de algodão e gaze. Para o processo de "endurecimento", sugue o óleo das camadas de goma-laca. Umedeça ligeiramente a gaze com goma-laca e adicione de seis a oito gotas de álcool desnaturado. Desta vez, não adicione óleo ao aplicador. Esfregue a peça com os movimentos circulares e em forma de oito, fazendo uma pressão moderada. Deixe a peça secar por 2 ou 3 horas.

  11. Esfregue a peça usando o processo de endurecimento de seis a oito vezes. Deixe cada sessão secar por 2 a 3 horas. Examine o acabamento sob uma luz brilhante, observando-o de todos os ângulos. Use o processo de endurecimento para remover quaisquer pequenas saliências ou superfícies irregulares. Deixe a peça secar por 24 horas ou mais antes de manuseá-la. Faça o polimento seco da peça com um pano de algodão limpo, isto endurecerá a superfície e realçará o brilho.

Dicas

  • Você pode usar trípoli como pó abrasivo para dar um acabamento final à peça, caso desejar. Basta salpicar o trípoli sobre a peça como se fosse sal. Use o pano de algodão e uma gota de azeite para esfregá-lo na superfície.
  • Esteja preparado para passar vários dias em uma peça de tamanho razoável. Faça a seu tempo. O polimento francês é um trabalho extremamente intenso.

Aviso

  • Use uma máscara de partículas e luvas caso seja sensível ao cheiro da goma-laca.

O que você precisa

  • Talhos de goma-laca
  • Álcool desnaturado
  • Recipiente de mistura com tampa
  • Bancada de trabalho
  • Jornal
  • Lã de aço (fina)
  • Lixa para móveis (número 400 e 800)
  • Panos de algodão (camisetas antigas)
  • Gaze
  • Azeite de oliva
  • Conta-gotas
  • Flanela (algodão)
  • Trípoli
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article