on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer pontes de palitos de madeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Muitas aulas de ciências atribuem aos alunos a tarefa de fazer pontes de palitos de madeira. Palitos de dentes e de picolé são os tipos mais comuns necessários para esses projetos. Isso incentiva os alunos a aplicar seus conhecimentos de vetores e forças de equilíbrio para a construção de uma ponte que vai segurar tanto peso quanto possível. Os professores costumam impor regras que restringem os alunos quanto a sobreposição dos palitos ou uso de muita cola. Geralmente, apenas um tipo de cola é permitido, a fim de tornar o projeto justo para todos os participantes. Se você está construindo uma ponte de palitos de madeira para se divertir, então essas regras não se aplicam.

Instruções

Você pode fazer um modelo de ponte suspensa com palitos de madeira e lã (the bridge image by timur1970 from Fotolia.com)
  1. Reveja as diretrizes de seu projeto com cuidado para se certificar de que você siga todas as regras e junte os materiais corretos. Caso esteja fazendo a ponte como um hobby, você está livre para construí-la da maneira que preferir.

    Loading...
  2. Teste os palitos de madeira para se certificar de que sejam resistentes e não tenham lascas. Um palito fraco poderia comprometer a integridade de toda a sua ponte.

  3. Decida qual dos quatro tipos de pontes que você quer fazer: ponte em viga, ponte de fardo, ponte em arco ou ponte pênsil. Depois de decidir, é uma boa ideia pesquisar como esse tipo de ponte funciona, supondo que você ainda não tenha aprendido isso em sua aula.

  4. Desenvolva um plano de ação ou desenhe um modelo antes de iniciar a montagem. Muitos construtores de modelos de pontes fazem o plano no papel para obter medições e ângulos precisos e em seguida delineiam o projeto com os palitos.

  5. Cole uma peça de cada vez, usando um estilete para apará-las. Certifique-se de seguir as regras sobre a quantidade de cola que você pode usar e a quantidade de sobreposição permitidas. É uma boa ideia começar pela plataforma da ponte, para ter algo sobre o que construir o resto da ponte.

  6. Monte as torres que vão apoiar a ponte em toda a sua extensão. Cada tipo de ponte, geralmente, terá no mínimo uma torre de suporte, dependendo de sua extensão

  7. Cole as torres de apoio na plataforma da ponte, levando em conta que uma distribuição igual das torres proporcionará uma distribuição igual do peso da ponte.

  8. Monte e dê os toques finais, sejam eles treliças, arcos ou cabos de suspensão. Palitos de madeira podem ser usados para fazer as treliças e arcos, mas você deve ter uma linha como lã ou linha de pesca para fazer os cabos de uma ponte pênsil.

  9. Posicione a ponte sobre um fosso, como a distância entre duas mesas, em seguida, anexe pesos para medir a capacidade da ponte. Caso você tenha feito essa ponte como passatempo, pule a parte dos pesos e a coloque em exibição.

Loading...

Dicas

  • Pesquise pontes famosas ou as da sua comunidade para ter uma ideia de como elas funcionam.
  • Conheça algumas opções diferentes antes de escolher o tipo de ponte você vai construir.

Aviso

  • Caso esta ponte esteja sendo construída para competição, lembre-se que quebrar as regras vai desqualificá-lo. Muitos concursos proíbem estudantes de reforçar os palitos com uma camada de cola, sobreposição ou colocando-os lado a lado.
  • Atenção especial deve ser dada para garantir que o peso seja distribuído uniformemente em toda a ponte. Quando um ponto é mais fraco ou mais forte do que o outro, toda a ponte ficará comprometida.

O que você precisa

  • Palitos de madeira
  • Estilete
  • Cola escolar

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...