×
Loading ...

Como fazer o ponto conhecido como bordado espanhol

O ponto bordado espanhol possui muitos nomes. Também conhecido como bordado de depressão, laço xadrez, bordado amish ou laço de floco de neve, ele funciona melhor em tecidos xadrez de pequeno porte. A linha para bordado ou novelo ajuda a criar o ponto e funciona como decoração em volta do local. Esse ponto funciona como uma espécie de ponto duplo, que dá o efeito de flocos de neve no tecido.

Instruções

O bordado espanhol funciona melhor em um tecido xadrez (ricamo punto maglie image by Dario URSO from Fotolia.com)
  1. Escolha a linha e o tecido. Para um padrão de floco de neve, escolha uma linha leve e um tecido escuro. Um efeito de rendado ocorre quando se usa linha escura em um tecido contrastante. O bordado espanhol pode ser feito em uma só cor ou com linhas de diversas cores. Bordados feitos com menos de quatro fios aparecem melhor em tecido xadrez. Corte a linha com 50 a 60 cm de comprimento

    Loading...
  2. Corte o tecido com o tamanho apropriado para o seu projeto. Coloque-o na armação de bordado e o ajeite; o tecido deve ficar esticado. Reposicione a armação conforme for necessário e a afrouxe quando ela não estiver sendo usada. Uma armação esticada pode causar um vinco quase permanente no tecido, tornando-o difícil de remover.

  3. Dê um nó em uma das extremidades da linha. Passe a agulha pelo novelo, deixando uma longa cauda que fará com que o tecido não caia. Comece com com um padrão xadrez com oito quadrados. Costure um "X" em volta do padrão. Costure outro "X", mas dessa vez passando por cima do anterior. Você deve ter criado oito pontos no padrão de cruz dupla. Complete o processo quatro vezes, com um ponto de cruz dupla em cada canto do quadrado. Um quadrado vazio deve estar no espaço que fica entre cada um dos pontos finalizados.

  4. Crie um ponto corredio em um dos quadrados vazios que ficam próximos aos que possuem a cruz dupla. Deve haver dois pontos verticais e dois horizontais para completar o formato da cruz, com um quadrado vazio no centro do desenho.

  5. Insira a agulha no buraco mais alto do ponto vertical mais baixo. Passe a agulha e a linha embaixo do ponto corredio para formar um círculo em volta do quadrado central. Finalize o projeto ao passar o novelo pelo mesmo buraco pelo qual você começou. Dê um nó na linha bem próximo ao tecido e corte o fio. Está terminado o processo de criação do bordado espanhol.

Loading...

Dicas

  • Mantenha o novelo esticado, mas sem forçá-lo ao máximo. Evite puxar os pontos com muita força para evitar danos ao tecido.

Aviso

  • Quando estiver usando objetos pontudos, como uma agulha ou uma tesoura, tenha cuidado.

O que você precisa

  • Agulha de bordado
  • Linha ou novelo para bordado
  • Tesoura
  • Tecido com padrão xadrez
  • Armação para bordado

Referências

Loading ...
Loading ...