Qual porta o Yahoo! Messenger usa?

Escrito por stephen byron cooper Google | Traduzido por aline fernandes martins
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual porta o Yahoo! Messenger usa?
O Yahoo! Messenger usa portas registradas para outras aplicações (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O Yahoo! Messenger é um sistema de chat pela Internet. Como o seu rival MSN Messenger, o sistema começou como uma interface simples em que os correspondentes digitavam uma conversa e ambos conseguiam ver o histórico de mensagens anteriores em um painel de visualização rolável. Como outros sistemas de chat, o Yahoo! Messenger desde então se tornou muito mais complicado, oferecendo outras habilidades - incluindo o compartilhamento de arquivos, serviços telefônicos e vídeo via Internet . Cada um desses serviços operam via portas diferentes. O Yahoo! Messenger básico não possui seu próprio número de porta dedicado.

Outras pessoas estão lendo

Números das portas

Uma porta em um computador tem dois significados. Um é para uma tomada, pelo qual os cabos se conectam ao computador. O outro é um número de porta lógica utilizada como um endereço para chegar a uma aplicação particular em execução no computador. A porta do Yahoo! é do segundo tipo. Os números de porta são regulados pela Internet Assigned Numbers Authority, comumente chamado de IANA. Uma vez que um número de porta foi registrado à uma aplicação, é inútil para qualquer programador projetar um programa para usar esse número para um aplicativo diferente, já que o daemon recebedor de rede irá encaminhar as mensagens recebidas apenas para o aplicativo associado com um número de porta IANA autorizado .

Porta do Yahoo! Messenger

Saber o número de porta usada pelo Yahoo! Messenger revela algo de seu funcionamento interno. A aplicação principal espera receber dados endereçados à porta 80. A porta 80 é muito conhecida para transações na Web. Essa porta é usada pelo HTTP para carregar páginas de um servidor Web para um navegador Web. HTTP é o protocolo de transferência de Hipertexto criado pelo Sir Tim Berners-Lee como parte de sua invenção, o World Wide Web. Essa informação explica que o Yahoo! construiu seu messenger como um mini navegador da Web, provavelmente usando uma adaptação da sua página da Web Yahoo! Mail, embora suas mensagens não sejam transportadas de acordo com protocolos de e-mail. O Messenger usa as portas 5050 como uma alternativa à porta 80. A porta 5050 é registrado na IANA para Controles de Conferências Multimídia e não é específica para o Yahoo! Messenger.

Serviços de mensageiro

Chat de voz pelo Yahoo! Messenger usa um número de porta da série 5000 até 5010. No entanto, todas essas portas são registradas com IANA para outras aplicações. O Yahoo! Messenger pode acessar essas portas apenas para controlar o adaptador de rede e desviar as mensagens recebidas com esses números de porta para a sua própria aplicação. Isso significa que ele desabilita os acessos aos programas registrados para essas portas. Similarmente, portas 5100 e 5101 usado pelo Yahoo! Messenger para vídeo-conferência e chat ponto-a-ponto são registrados no IANA para outras aplicações. O Yahoo! Messenger usa a porta 4443 para compartilhamento de arquivos e tranferência de arquivos, mas essa porta é registrada oficialmente para uma aplicação chamada Pharos.

Rastreamento e bloqueio

A presença de um número de porta em um pacote de rede torna possível detectar qual dado é destinado para cada aplicação. No entanto, o uso do Yahoo! Messenger de números de porta registrados oficialmente para outras aplicações faz o seu tráfego bem difícil de ser detectado. Também torna difícil bloquear as portas que ele usa, ou reciprocamente, permite seu tráfego através de um firewall.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível