Pragas que atacam bananeiras

Escrito por richard toole | Traduzido por marcelo couto
Pragas que atacam bananeiras
Conheça as pragas que podem atacar bananeiras (bananas on banana tree image by MAXFX from Fotolia.com)

Por crescerem em muitos lugares, as bananeiras são vulneráveis a muitos tipos diferentes de pragas. Proteger bananeiras da invasão de insetos exige monitoramento intenso. Além de comer as plantas, alguns insetos fazem ninhos e depositam ovos nas plantas, o que agrava os danos. Aprenda a reconhecer algumas das pragas que podem ser encontradas ao cultivar bananeiras.

Pulgões

Pulgões, mais especificamente o afídio-do-melão, são extremamente destrutivos para as bananeiras. Esses insetos são encontrados em muitos países produtores de banana, incluindo os Estados Unidos, Austrália, México e África do Sul. Os pulgões danificam as bananas ao sugar a seiva ou o líquido das folhas e brotos. Eles também podem transmitir doenças de uma planta para outra quando as mordem para se alimentarem. Seus excrementos pegajosos podem causar o crescimento de fungos na bananeira. O tamanho desse inseto pode variar de 1,5 mm a 6 mm e normalmente são amarelo-esverdeados ou verde-acastanhados. Produtos químicos devem ser usados com moderação para o controle dessa praga, pois ela desenvolve resistência rapidamente.

Gorgulho da bananeira

O gorgulho da bananeira pode causar danos graves à planta. O inseto causa danos ao cavar túneis nas raízes e caule da planta, que levam à infecções por fungos e bactérias, causando o apodrecimento e morte das raízes da bananeira. Plantas enfraquecidas pelo gorgulho podem se quebrar com o vento. Quando adulto, o inseto mede de 10 mm a 16 mm de comprimento e possui uma superfície dura como a casca de um besouro, com um pequeno focinho que se projeta para fora da cabeça. A fêmea deposita os ovos em orifícios que mastiga na base da planta, um pouco acima do solo. A melhor maneira de evitar a infestação de gorgulhos é cortar qualquer planta fraca ou danificada e remover toda matéria vegetal do solo. Cobrir a base ao redor da bananeira com palha ou algo similar pode evitar que o inseto encontre um local adequado para depositar os ovos.

Ácaros

As bananeiras são suscetíveis a danos de dois tipos de ácaros: o ácaro-aranha e o ácaro-aranha de duas manchas. Esses ácaros não são maiores do que 5 mm, possuem oito patas e lembram pequenas aranhas. Eles sugam o líquido do lado inferior das folhas. Grandes infestações desse inseto resultam em danos às frutas e suas pontas se tornam vermelhas ou roxas. O ácaro-aranha normalmente é verde, enquanto que o duas manchas possue duas manchas pretas no corpo. Mantenha as bananeiras bem hidratadas, pois condições secas promovem o desenvolvimento do ácaro. Apare qualquer planta danificada e retire as ervas-daninhas.

Nematóides

Nematoides são vermes microscópicos que penetram no sistema radicular da bananeira. Eles comem as raízes, evitando que a água e os nutrientes sejam transportados para o resto da planta. As raízes apresentam lesões vermelho-acastanhadas e as folhas ficam marrons e murcham. Are ou lavre o solo antes de começar a plantação para matar os nematoides expondo-os ao ambiente. Apare folhas descoloridas de plantas com suspeita de infestação por esses insetos.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível