×
Loading ...

Os predadores das lagartixas

Atualizado em 21 novembro, 2016

As lagartixas são tipos de lagartos encontrados em todos as formas de climas. Algumas vivem no calor mais úmido dos trópicos, outras em ambientes mais áridos dos desertos. As presas desses bichos são pequenos insetos que estão pelo chão dessas regiões, assim como animais maiores. As lagartixas existem em uma variedade de tamanhos e cores, contudo, para cada espécie, existe um predador.

Pequena lagartixa atravessando a areia (gecko image by Maria Bell from Fotolia.com)

Tarântula-golias

A aranha-golias é uma forma gigante da tarântula comum que vive, principalmente, em climas e florestas tropicais. Esse ser vivo também é chamado de aranha-golias-comedora-de-pássaros, já que suas presas são pequenas aves, bem como lagartos, insetos e, algumas vezes, camundongos. Esse tipo de artrópode capturará a lagartixa e, com suas presas longas e semelhantes a agulhas, introduzirá um veneno consumidor de carne. Essa substância paralisará o réptil, fazendo com que o tecido se liquefaça, uma vez que a aranha não possui dentes para mastigar a lagartixa.

Loading...

Cobras

As lagartixas são presas de cobras nas regiões tropicais e subtropicais do mundo. Uma cobra que sobrevive nessas condições e que também se alimenta de pequenos lagartos, é a serpente de cauda vermelha. Esse réptil esperará até que a lagartixa fique parada. Depois, dará o bote rapidamente e capturará o animal. Outras cobras, como a cobra-papagaio, capturará a lagartixa e, firmemente espremerá o animal, até que ele sucumba e sufoque.

Pássaros

Alguns pássaros são carnívoros, significando que eles ingerem apenas carne, e por causa disso, comerão quase qualquer coisa que capturarem. Exemplos dessas aves são: a coruja chifruda e o gavião de cauda vermelha. Esses pássaros carnívoros caçarão pequenos mamíferos e peixes, e ainda lagartos quando tiverem a oportunidade. As lagartixas que vivem na mesma região que esses animais poderão se surpreender com a presença deles. Muitos gaviões e corujas vivem pela América do Norte, mas ainda migram para o sul quando as temperaturas ficam congelantes. Nos climas mais tropicais, próximos da América do Sul, esses predadores podem caçar os lagartos que vivem nessa área.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...