Como preencher um anexo em PDF e enviá-lo de volta por e-mail

Escrito por liz turner | Traduzido por augusto morgante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como preencher um anexo em PDF e enviá-lo de volta por e-mail
Saiba como reenviar um arquivo PDF preenchido (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Um PDF ("Portable Document Format", ou Formato de Documento Portátil) é um tipo de arquivo projetado para ser compartilhado entre diversos usuários. Embora um documento criado por meio de um processador de texto pode variar de aparência de um computador para outro, um documento em PDF embute, nele próprio, fontes e imagens, mantendo a formatação independentemente do local em que ele é aberto. PDFs também podem ser interativos, o que permite que o criador de um documento insira campos que o destinatário poderá preencher antes de enviá-lo de volta por e-mail. Caso receba um formulário desse tipo, há algumas coisas sobre ele que você precisa saber.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Leitor de PDF

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Salve o arquivo PDF anexado no seu computador. O modo de fazer isso pode variar um pouco, dependendo de qual programa você utiliza na leitura de e-mails, mas geralmente há um botão de "download" próximo ao anexo da mensagem de e-mail.

    Como preencher um anexo em PDF e enviá-lo de volta por e-mail
    Formulários em PDF podem ser preenchidos e devolvidos por e-mail (Email Concept image by wayne ruston from Fotolia.com)
  2. 2

    Abra o arquivo em PDF. Se o seu computador não puder localizar um programa para abri-lo, você terá de baixar um leitor gratuito de PDF. Embora o Acrobat Reader seja o mais comum deles, há algumas outras opções. Consulte a seção "Recursos" abaixo para mais exemplos. Depois de instalado o programa, abra o PDF.

  3. 3

    Verifique se o PDF contém um formulário interativo ou plano. Um formulário interativo normalmente tem uma barra de menu pop-up na parte superior da tela com a mensagem "Esse documento contém campos de formulário interativo". Se você clicar no botão "Selecionar campos" dentro dessa mesma caixa, isso irá iluminar todos os campos preenchíveis dentro do documento. Clique sobre um campo iluminado. O cursor mudará de aparência e, dependendo do tipo de campo, você poderá tanto digitar dentro dele ou então selecionar uma opção a partir de um menu em formato de lista. Aperte "Tab" para mover o cursor de um campo para o próximo. Um formulário plano não possui campos interativos. Caso possua a versão completa do Adobe Acrobat, você poderá preenchê-lo utilizando a ferramenta máquina de escrever, que apenas permite que você digite um texto em qualquer lugar em que insira o cursor. Porém, o Acrobat é um programa pago e não algo a que todos têm acesso. Uma alternativa é utilizar um serviço online, como o PDFescape, que permite carregar o formulário, preenchê-lo e salvá-lo.

  4. 4

    Salve o arquivo em PDF preenchido no seu computador. Escolha uma localização em que você poderá encontrá-lo facilmente — quando você baixou o arquivo, ele pode ter sido salvo na pasta padrão de download do seu computador e, se você não souber onde ela fica, poderá ter alguma dificuldade em encontrá-lo. Salve-o na área de trabalho ou na sua pasta "Documentos" para tornar o processo mais simples.

  5. 5

    Abra seu programa de e-mail. Redija uma nova mensagem para o remetente, ou apenas selecione a opção "Responder". Anexe o PDF preenchido ao seu e-mail e clique em "Enviar".

Dicas & Advertências

  • Alguns formulários incluem um botão "Enviar" colocado ali pelo próprio criador do arquivo, que automaticamente o enviará de volta quando você clicar nele.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível