Saúde

Prevenção da tuberculose

Escrito por constance barker | Traduzido por ikaro mendes

A tuberculose, que afeta os pulmões e é transmitida de partículas no ar, é considerada uma doença grave. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, um terço da população do mundo pode estar infectado com micróbio da tuberculose e essa doença já matou cerca de 1,6 milhões de pessoas em 2005, especialmente na África e Ásia. Embora essa doença, também conhecida como TB, seja considerada grave, tomando certas precauções é possível se prevenir.

Outras pessoas estão lendo

Causas e sintomas

As transmissão da TB ocorre por meio de partículas expelidas no ar pelo espirro, tosse ou fala de uma pessoa infectada e inaladas por outra pessoa. Você pode pegar TB mais facilmente de um parente, amigo ou colega de trabalho do que com um estranho. Os sintomas desta doença incluem a perda de apetite, tosse que dura três semanas ou mais, tosse com sangue, dor no peito e febre. É importante consultar o seu médico se tiver algum destes sintomas.

Exame

Fazer exames regulares se você tiver um alto risco de contrair TB é crucial. Trabalhar em áreas de alto risco, tais como prisões, asilos e hospitais, aumenta o risco de contrair tuberculose. Condições e doenças que debilitam o sistema imunológico, tais como HIV positivo, apresentam maior risco. Ser um alcoólatra, sem teto e viver em espaços lotados podem ser fatores de risco. A tuberculose pode permanecer latente praticamente sem sintomas, por isso fazer exames é importante.

Tuberculose latente

Você pode apresentar teste positivo para a tuberculose latente, que não tem sintomas, mas pode se tornar ativa. Seu médico irá fornecer os medicamentos, o que irá reduzir a sua chance de ter a TB ativa. É importante tomar toda a medicação dada a você e não ignorar a dose, pois a bactéria da tuberculose pode se tornar resistente a certos medicamentos.

Imunidade

Manter a sua imunidade alta para a tuberculose ou outras doenças transmissíveis ajuda a evitar infecções indesejadas. Comer uma dieta rica em frutas e vegetais, dormir o suficiente e fazer exercícios 30 minutos por dia mantêm a sua imunidade na faixa saudável.

Vacinação

A vacinação contra a TB, chamada BCG, é dada em crianças em países de alto risco. Essa vacinação impede a infecção dessa doença de forma grave em crianças. Uma vacina mais eficaz está sendo pesquisada.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media