Qual é o principal meio de transporte no Japão?

Escrito por umiko sasaki | Traduzido por diego morais
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual é o principal meio de transporte no Japão?
O shinkansen é o serviço de trem disponível mais rápido no Japão (inside shinkansen japan image by WH CHOW from Fotolia.com)

O Japão é reconhecido por ter um dos maiores e mais caros sistema de transporte em massa do mundo. Existem estações em quase todos os locais, desde as principais cidades até na maioria das áreas rurais. Isso permite que as crianças frequentem as escolas em diferentes distritos, e que um cidadão assalariado que não pode pagar por um apartamento na cidade se desloque sem ter de enfrentar trânsito nas rodovias. Embora os ônibus também sejam usados no Japão, o sistema ferroviário é sem dúvida o meio de transporte mais utilizado, com uma rede que abrange as quatros maiores ilhas japonesas: Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku.

Outras pessoas estão lendo

Ferrovias japonesas

As companhias de trem no Japão são completamente privadas, e a Japan Railways (JR) é responsável por quase 70 por cento de toda essa rede. Esse sistema está espalhado nas seis regiões do país: JR East, Central e West Honshu; JR Hokkaid; JR Kyushu e JR Shikoku. Devido a sua vasta extensão territorial, a JR pode oferecer uma melhor opção de custo-benefício de viagem aos passageiros através de um sistema de passe. O passe é usado em todas as opções de trens da JR, permitindo que os passageiros se transfiram de um trem a outro (da mesma empresa) sem precisarem pagar por outra passagem.

Tipos de trens

Existem cincos tipos de trens operando no sistema ferroviário do Japão. Os trens locais (futsu-densha), param em todas as estações ao longo da linha férrea. Os trens rápidos (Kaisoku) são similares aos trens locais mas param em menos estações. Já o trem expresso (Kyuko) para em menos estações do que os trens rápidos, e custam mais do que os outros dois. O "Expresso limitado" (Tokkyu) para somente nas principais cidades e geralmente custa mais do que trens mais lentos. O último tipo é conhecido como o "Super expresso" (shinkansen). É o mais rápido de todos os trens japoneses e geralmente para somente nos grandes centros urbanos.

Tipos de assentos

Assim como os trens americanos, os vagões japoneses são geralmente divididos em classe econômica e primeira classe, os chamados assentos "verdes" nas linhas JR. As diferentes opções estão disponíveis no tipo de trem que você pegar: Os trens locais e outros mais lentos geralmente oferecem todos os assentos na classe econômica, embora os trens mais rápidos tenham os dois tipos. Os assentos nos trens locais são normalmente livres, ou seja, não precisam ser reservados, embora o shinkansen e o expresso limitado normalmente tenham ambas as opções (marcados ou livres). Os assentos da primeira classe são na maioria das vezes reservados.

Descontos nas passagens

A JR oferece descontos múltiplos para viagens que são de 200 quilômetros (124 milhas) ou menos. Outras estações do shinkansen ou expresso limitado também oferecem descontos ocasionais. O JR também oferece desconto nas passagens de ida ou de volta em viagens de 600 quilômetros (373 milhas) ou mais. As lojas de passagens com descontos, que os compram em grande volume e os vendem, podem ser encontradas dentro das estações de trem ou em áreas próximas às estações principais.

Proibição do uso de telefone celular

Uma das grandes diferenças das linhas de trens japonesas das americanas é que é proibido falar ao telefone celular durante o trajeto. Embora falar ao telefone seja permitido nas estações, uma vez que você tenha embarcado no trem, espera-se que configure seu telefone para vibrar e não atenda a ligações. Entretanto, é possível usar o telefone para enviar mensagens de texto, navegar na internet ou fazer outras atividades desde que silenciosas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível