Família

Problemas com um gato macho castrado urinando em volta de uma gata no cio

Escrito por naomi bolton Google | Traduzido por nicolas sales
Problemas com um gato macho castrado urinando em volta de uma gata no cio

Os gatos ainda podem urinar em spray, mesmo depois de serem castrados

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os gatos fazem a marcação urinária "em spray" ao deixar uma pequena quantidade de urina em superfícies verticais em volta da casa, e normalmente escolhem móveis e paredes para isso. O gato normalmente fica de costas para a área e começa a balançar seu rabo. A urina em spray não está relacionada à vontade de urinar. Casas com vários gatos e com muitas fêmeas normalmente encontram um problema maior com os machos "marcando" quando essas fêmeas estão no cio.

Sistema de comunicação

Os gatos se comunicam através da marcação urinária em spray. A urina dos gatos contém substâncias químicas, feromônios térmicos, os quais transmitem informações importantes sobre o animal para outros felinos. Os machos dessa forma durante a época de acasalamento. Embora a marcação urinária seja normalmente associada a machos não castrados, um número de castrados continuará a urinar em spray, particularmente perto de fêmeas no cio. A marcação urinária fica mais evidente quando um número de machos está próximo de uma fêmea no cio.

Agressão desnecessária

Gatos machos que saem de casa podem se envolver em brigas quando começam a urinar em spray. Uma fêmea no cio irá atrair todos os machos na vizinhança, e esses irão começar a marcação urinária para estabelecer seu direito de acasalar com ela. Gatos têm garras e dentes afiados, e os machos podem se machucar em uma briga séria. Essas brigas podem espalhar várias doenças felinas, incluindo a leucemia felina. Machucados de mordidas podem formar apostemas, o que pode requerer tratamento veterinário, pois certamente irão se transformar em ferimentos sérios ou lacerações.

Treinamento provavelmente não irá funcionar

A marcação urinária em spray é do instinto dos gatos, então você não poderá mudar seu comportamento facilmente através de treino. Já que a urina em spray, particularmente quando uma fêmea está no cio, é parte do comportamento natural do gato, os donos tentam prevenir esse hábito ao castrá-los. Castrar um gato macho previne essa atividade na maior parte dos casos, mas não em todos. Assim que um gato começa a urinar em spray, particularmente em resposta a fêmeas receptivas, é difícil prevenir esse comportamento. Gatos nunca devem ser punidos por esse hábito, já que pode causar ansiedade, que fará o problema piorar.

Territorialidade

A urina do gato tem um cheiro forte, o que é desagradável quando deixada em móveis e paredes numa casa. Gatos machos urinam principalmente para marcar o território, e isso também é aplicável quando uma fêmea está no cio. O gato está anunciando sua presença para a fêmea em questão e também avisando a outros machos para manter distância dela. Em uma casa com vários gatos machos e fêmeas, cada macho irá continuamente deixar várias marcações como uma mensagem para os outros que residem na mesma casa.

Soluções possíveis

A solução mais simples para a marcação urinária é castrar seu gato antes da idade de seis meses. Embora alguns gatos continuem a marcação mesmo depois de castrados, estatísticas mostram que 77% dos gatos castrados não continuam. O odor da urina normalmente encoraja seu gato a marcar repetidamente o mesmo lugar, então sempre limpe essas áreas o mais rápido possível. Evite produtos de limpeza contendo amônia, já que esses podem lembrar o gato da urina e encorajar a marcação. Se seu gato faz a marcação urinária por ansiedade em razão de outros machos na área, seu veterinário pode prescrever uma medicação para mantê-lo calmo. Outra opção é usar um difusor de feromônios "amigável" na forma de spray ou dispositivo de plugue. Use o difusor em áreas onde seu gato normalmente urina.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media