Problemas na marcha lenta de uma Kawasaki Ninja 250R

Escrito por chris gilliland | Traduzido por rodrigo da silva
Problemas na marcha lenta de uma Kawasaki Ninja 250R
Uma marcha lenta excepcionalmente alta pode ser tanto perturbadora quanto perigosa para qualquer piloto de uma Ninja 250R (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Uma marcha lenta excepcionalmente alta pode ser tanto perturbadora quanto perigosa para qualquer piloto de uma Ninja 250R, desviando a atenção para longe da estrada. Embora uma marcha lenta elevada possa, por vezes, ser atribuída a um baixo nível de combustível, a maioria das situações de marchas lentas altas aparecem em uma dessas três formas: uma velocidade de marcha lenta ligeiramente maior do que 1300 RPM; uma RPM alta, que não mudará, independentemente das alterações da velocidade da marcha lenta; ou como uma suspensão de repouso quando o acelerador é fechado.

Nível de combustível inadequado

Verifique se o tanque da sua Ninja 250R está preenchido com gasolina nova e se a válvula do tanque de combustível está definida em "On" (Ligado) ou na posição de "Reserva". O carburador das Ninja 250R, especialmente os modelos anteriores, têm uma tendência a aumentar a velocidade da marcha lenta quando os níveis de combustível chegam ao mínimo.

Ajuste básico da marcha lenta

O ajuste incorreto da marcha é a causa mais simples e comum da marcha lenta em uma Ninja 250R. Abra completamente o afogador, em seguida inicie o motor. Todas as Ninja 250R requerem um total de três a cinco minutos antes de sufocar o motor aquecendo até a temperatura de funcionamento. Durante o aquecimento, o motor rodará a 5.000 RPM, o que é normal. Não se apresse com a fase de aquecimento, ela é crítica para atingir e manter a velocidade da marcha lenta certa. Quando o motor estiver aquecido, feche o afogador e observe o tacômetro da motocicleta. Idealmente, a Ninja deve se contentar com uma marcha lenta de 1.300 RPM. Se ela for maior do que 1.300 RPM, corrija a velocidade utilizando o botão de ajuste de repouso inferior do lado esquerdo do tanque de gasolina, até que a velocidade da marcha lenta diminua para 1.300 RPM.

Marcha lenta não diminuindo

Um aumento repentino da marcha lenta do motor desde o momento em que este é iniciado é um sintoma de que o cabo do acelerador está demasiadamente apertado. A tensão no cabo impede que as válvulas dos carburadores se fechem completamente, criando uma elevada velocidade da marcha lenta entre 2.000 a 5.000 RPM. Torça ligeiramente o punho do acelerador. O aperto deve se mover pelo menos dois a três milímetros antes de começar a puxar o cabo do acelerador, sentindo uma ligeira resistência. Se sentir resistência imediatamente ao torcer o punho do acelerador, solte a porca do cabo do mesmo com uma chave de 10 milímetros. Gire o parafuso de ajuste com rosca na base do cabo no sentido horário com a mão para soltá-lo. Deixe a sua motocicleta em funcionamento e ouça a marcha lenta conforme você solta o cabo. A marcha lenta deve diminuir progressivamente. Quando a velocidade da mesma nivelar entre 1.500 a 1.300 RPM, aperte a porca de fixação do cabo contra a carcaça do acelerador com sua chave de 10 milímetros. Redefina a base da marcha para 1.300 RPM, se necessário.

Marcha lenta travando na rotação maior e caindo para 1.300 RPM

Uma marcha lenta suspensa entre o intervalo de 5.000 a 3.000 RPM, que ocorre quando você está fechando o acelerador, é normalmente causada por um rebordo do carburador danificado, permitindo que o ar entre no motor. Você precisará remover o assento da motocicleta e as tampas laterais antes de desapertar os parafusos na base do tanque de gasolina com um soquete de 10 mm e uma chave de soquete. Sustente o tanque com um bloco de madeira para acessar os carburadores e seus rebordos. Inspecione visualmente o rebordo, procurando por sinais de danos. Se os grampos estiverem bem apertados e os rebordos parecerem intactos, ligue o motor e complete o seu processo de aquecimento. Borrife uma pequena quantidade de um óleo penetrante de borracha de segurança em torno dos rebordos dos carburadores, um de cada vez, e ouça mudanças na marcha lenta do motor. Uma ligeira redução na marcha é uma indicação de que o rebordo está comprometido e terá de ser substituído.

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