Saúde

Problemas de tireoide e seus efeitos na pele

Escrito por sandi busch Google | Traduzido por joan diaz

A glândula tireoide produz hormônios que regulam o metabolismo e afetam o crescimento. De fato, todas as células no corpo dependem da tireoide para providenciar o equilíbrio necessário para manter seu funcionamento saudável.

Outras pessoas estão lendo

Funcionamento da tireoide

A glândula tireoide se localiza no pescoço, logo abaixo da caixa vocálica (pomo de Adão), sendo a responsável pela produção de três hormônios - tiroxina, triiodotironina e calcitonina. A cadeia de comando inicia-se no hipotálamo - este solta um hormônio que estimula a glândula pituitária, que então produz outro hormônio (de estimulação) que se comunica com a glândula tireoide, e o resultado é a produção de hormônios da tireoide. A glândula tireoide é única pois produz e guarda hormônios, possuindo a habilidade de soltar quantidades dessas químicas essenciais regularmente.

Funções da tireoide

A tiroxina e a triiodotironina trabalham juntas para regular o metabolismo. Elas aumentam a taxa na qual os carboidratos são queimados, estimulam a quebra das proteínas em energia e regulam o metabolismo das gorduras. Esses processos funcionam em conjunto para aumentar a energia, e tais hormônios possuem um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento dos tecidos. Isso é importante para todas as idades, mas é especialmente vital em bebês recém-nascidos, pois hormônios insuficientes podem levar a problemas de crescimento ou atraso mental. A calcitonina é responsável por manter o nível de cálcio no sangue para que haja um suprimento consistente e disponível.

Desequilíbrios na tireoide

Quando não funciona direito, a tireoide pode produzir hormônios em excesso (hipertireoidismo) ou em poucas quantidades (hipotireoidismo). A produção de hormônios da tireoide em excesso significa um metabolismo mais rápido. Proporcionalmente, a falta de produção resulta em um metabolismo mais lento. Em termos gerais, seu efeito será visto em sintomas relacionados a aumentos ou perdas de peso e nível de energia. Esses desequilíbrios também podem levar a doenças cardíacas e problemas mentais como depressão e ansiedade. Sintomas adicionais são dores nos músculos ou articulações, desconforto no pescoço e mudanças no cabelo e na pele.

Cabelo, pele e tireoide

Simplificando, pele e cabelo saudáveis dependem de uma tireoide funcionando corretamente. Os hormônios dessa glândula são diretamente responsáveis pelo crescimento normal do cabelo e das células, pela pigmentação capilar e suprimento adequado de gorduras naturais que protegem a pele.

Mudanças na pele com hipertireoidismo

No hipertireoidismo a epiderme engrossa, as unhas crescem mais rapidamente, a pele fica macia e seca, a temperatura da pele aumenta, o cabelo fica mais fino, o rosto fica mais corado, há um aumento de transpiração nas palmas das mãos e nas solas dos pés, aumento de pigmentação e (raramente) urticárias.

Mudanças na pele com hipotireodismo

Os sintomas do hipotireoidismo incluem pele ressecada, palmas das mãos e solas dos pés mais grossos, transpiração diminuída, queda de cabelo por todo o corpo, unhas frágeis que crescem lentamente, cor da pele amarelada (devido ao metabolismo alterado de vitamina A), maior demora na recuperação de machucados e edemas (inchaço devido ao acúmulo de fluidos, especialmente nas mãos, rosto e pálpebras).

Causas e tratamento

O desequilíbrio nos hormônios da tireoide pode ocorrer devido a doenças ou medicamentos que atingem qualquer parte da "cadeia de comando". Por exemplo, o mal de Graves causa excesso de produção de hormônios, enquanto que nódulos ou câncer podem causar a destruição da glândula, resultando em pouco hormônio produzido. Qualquer tratamento deve visar a causa fundamental, mas se os órgãos ou tecidos estiverem saudáveis, o tratamento apenas consiste de medicamentos para assegurar níveis adequados de hormônio.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media