Procedimentos de segurança para operar uma esmerilhadeira

Escrito por sienna condy | Traduzido por sheila bratti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Procedimentos de segurança para operar uma esmerilhadeira
Ferramentas elétricas devem ser usadas com cuidado (David Sacks/Lifesize/Getty Images)

Esmerilhadeiras são ferramentas versáteis que facilitam muitos trabalhos, se usadas corretamente. Contudo, devido ao uso incorreto e à utilização de procedimentos de segurança inadequados, elas estão entre as ferramentas mais perigosas. Para minimizar o risco de ferimento ou danos, siga algumas instruções de segurança.

Outras pessoas estão lendo

Equipamento de segurança

Antes de usar uma esmerilhadeira ou qualquer outra ferramenta elétrica, vista equipamentos de segurança. A maioria dos ferimentos ocasionados por essa ferramenta ocorre no rosto ou na cabeça do usuário, então utilize uma máscara transparente que cubra completamente o rosto. Amarre o cabelo, se ele for comprido, e cubra-o com um chapéu ou lenço.

Use protetores auriculares que não sejam inflamáveis. Use fones do ouvido ou protetores internos que diminuam os barulhos externos. Não use fones de ouvido comuns, já que eles não são feitos para isolarem acusticamente o meio externo.

Use sapatos protetores que não sejam inflamáveis. Enquanto corta algo com a esmerilhadeira, pedaços podem cair, então use protetores de aço para a ponta dos pés. Coloque para dentro do calçado os cadarços muito compridos. As faíscas lançadas pela ferramenta podem atear fogo ao tecido desfiado.

Use roupas justas que cubram todas as áreas do corpo. As faíscas podem causar queimaduras na pele e incendiar roupas esfiapadas, como calças jeans ou o punho de uma camisa. Roupas largas podem cair por cima da lâmina e ficar presas.

Use luvas justas para reduzir as chances de machucados nas mãos e aliviar o desconforto causado pela vibração da esmerilhadeira. Certifique-se de que as luvas permitam que você pegue a ferramenta com firmeza, para que possa apertar o botão de desligar rapidamente.

Inspeção

Antes de utilizá-la, inspecione a ferramenta. Certifique-se de que o fio não esteja quebrado e que o plugue esteja bem preso. Como qualquer utensílio elétrico, esmerilhadeiras apresentam risco de choque elétrico.

Certifique-se de que você escolheu o disco adequado para a operação. Há uma grande variedade de discos, desde aqueles para cortar metal até os usados para polir cerâmica ou esculpir madeira. Usar a lâmina errada pode fazer com que ela ou o material trabalhado se quebrem e causem ferimentos sérios.

A lâmina também deve estar intacta. Procure por irregularidades. Se ela estiver assimétrica, pode se quebrar ao alcançar altas velocidades.

Observe o fio enquanto trabalha. Cortar um fio elétrico pode resultar em choque, danos à ferramenta ou, no mínimo, atraso no seu trabalho, que precisará ser interrompido para o conserto.

Trabalhando com segurança

Enquanto estiver trabalhando, adote uma posição confortável. Sempre use as duas mãos e não segure a ferramenta com muita força, pois isso irá cansar os braços e piorar o efeito de vibração. Pare com frequência para descansar e permitir que o equipamento descanse também.

Certifique-se de que o material sendo trabalhado esteja bem preso. Prenda pedaços menores em um torno de bancada. Confira pedaços maiores para se certificar de que eles não cairão quando forem cortados.

Direcione as faíscas produzidas para que elas sejam lançadas para longe de pessoas ou objetos. Alguns materiais não soltam faíscas quando trabalhados, mas os farelos produzidos podem estar ainda quentes ou causar danos. Cada esmerilhadeira é marcada com uma seta, que indica a direção em que os espojos são lançados.

Não pressione para baixo com muita força. Isso pode fazer com que a lâmina se quebre quando em alta velocidade. Deixe que a ferramenta faça o trabalho e, se a lâmina perder o fio ou se desgastar, troque-a. Lâminas são baratas, se comparadas aos danos que uma quebrada pode causar.

Armazenamento e manutenção

Quando terminar de trabalhar, espere até que o disco pare de girar e coloque a esmerilhadeira em uma superfície de trabalho plana, com a lâmina para cima. Isso impede que alguém esbarre no botão e, se a ferramenta for ligada acidentalmente, a lâmina não entrará em contato com a superfície.

Desconecte a ferramenta da tomada quando não for utilizá-la imediatamente ou se você for trocar um disco.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível