Produção de sapatos e botas

Escrito por vanessa binder | Traduzido por jéssica tabuti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Produção de sapatos e botas
Produzir os seus próprios sapatos é simples e pode se tornar um negócio rentável (Kraig Scarbinsky/Lifesize/Getty Images)

Você pode fazer seus próprios sapatos ou botas em casa, com uma grande variedade de estilos, sem precisar de um monte de equipamentos especiais. Se quiser testar suas habilidades em calçados mais sofisticados, é aconselhável fazer um curso que ofereça instruções práticas e acesso a ferramentas mais avançadas. Mesmo na atualidade, em que a produção em série é comum, a sapataria é uma habilidade valiosa, que poupa dinheiro e é favorável para o meio ambiente.

Outras pessoas estão lendo

Básico

Existem vários tipos de sapatos ou botas que podem ser feitos em casa, mesmo sem um alto nível de especialização. Papetes, botas de feltro ou clogs, loafers e tênis slip-ons são apenas alguns exemplos. Para o seu primeiro par de sapatos, o melhor é encontrar um padrão bem básico e escolher materiais baratos. Quando já estiver confiante em sua capacidade de fazer um sapato que se encaixe perfeitamente e fique bonito, pode passar para projetos mais ambiciosos.

Materiais

Um simples par de sapatos requer apenas alguns materiais básicos. Na verdade, você provavelmente já tem a maioria deles. O essencial é: tesoura, linha, uma faca, um furador, cimento cola e uma régua de metal. Os itens mais específicos que podem ajudar são: feltro, couro, tecido pesado, solas de borracha, uma agulha, equipamento de perfuração e uma agulha de costura. Se não quer comprar couro ou feltro, você pode usar o tecido de um velho casaco ou agasalho.

Processo

O primeiro passo na produção de um sapato ou bota é projetar e cortar um modelo. Um sapato tem quatro partes básicas, a sola (parte inferior do sapato), a palmilha (dentro do linguado), o salto e a parte superior do calçado. Botas e sapatos mais complicados, como as plataformas, podem ter mais partes.

A produção industrial de um sapato tem quatro estágios:

Corte - o material para a parte superior é cortado.

Montagem - as peças que foram cortadas para a parte superior são costuradas juntas, primeiro em uma máquina de costura e, em seguida, em uma máquina de coluna, quando ela já está começando a se formar. Finalmente, as bordas são acabadas e os furos para cadarço (se necessário) são inseridos.

Molde e produção - a parte superior é esticada sobre um molde de pé (usado para modelar o sapato na forma desejada), a sola e a palmilha são costuradas e o salto é anexado.

Acabamento - Assim que o sapato inteiro for montado, basta pintá-lo e lustrá-lo.

Cursos

Para fazer um sapato mais refinado e sofisticado, é aconselhável fazer um curso ou um workshop. Assim, você irá aprender a fazer um modelo e um molde baseado em seu próprio pé, permitindo a criação de sapatos que encaixem perfeitamente em você. Cursos de produção de sapatos, organizações de artesanato ou uma universidade com um departamento de design de moda desenvolvido, muitas vezes oferecem aulas para iniciantes. Você também pode fazer um workshop de dois a três dias para uma experiência mais intensa de produção de sapatos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível