Qual o prognóstico da hipertensão?

Escrito por valerie dansereau | Traduzido por wanderson andrade
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O prognóstico da hipertensão depende de quão grave é o seu estado e quanto tempo você possui essa condição. Ele é afetado por outras doenças, como diabetes. Na maior parte do tempo, a hipertensão pode ser controlada por alterações do estilo de vida, fármacos ou por uma combinação de ambos. Mas uma grande porcentagem da pessoas com hipertensão desconhecem sua doença.

Outras pessoas estão lendo

Os fatos

Hipertensão refere-se à elevação da pressão arterial. Pode não haver sintomas por muitos anos, razão pela qual é conhecida como "assassina silenciosa". A pressão arterial elevada, não controlada, pode levar a consequências muito graves, incluindo ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, aneurisma ou danos renais. A hipertensão pode danificar permanentemente os olhos, coração, rins e cérebro antes de você sentir qualquer sintoma.

Significado

De acordo com o Manual Merck, mais de 65 milhões de americanos têm hipertensão e essa condição se desenvolve em mais da metade das pessoas com mais de 75 anos de idade. Estima-se que apenas cerca de 70 por cento dos hipertensos nos Estados Unidos foram diagnosticados. Daqueles diagnosticados, menos de 60 por cento controlam adequadamente sua pressão arterial. O prognóstico é muito pior caso você desconheça a hipertensão ou receba um tratamento inadequado.

Complicações

Quanto maior sua pressão arterial e quanto mais tempo estiver descontrolada, mais danos podem ocorrer. O tecido que compõe as paredes das artérias é repetidamente tensionado além de um limite seguro, levando à fraqueza vascular, ao risco de dissecção e ao aumento de trombos sanguíneos. O coração é obrigado a trabalhar mais e pode haver danos aos tecidos e órgãos. Se você for hipertenso, pode ter síndrome metabólica, que é um conjunto de doenças, incluindo altos níveis de triglicerídeos, circunferência abdominal aumentada, baixo colesterol "bom" (ou HDL) e pressão arterial elevada. Quanto mais componentes da síndrome metabólica você tiver, maior seu risco de ataque cardíaco e de acidente vascular cerebral.

Prevenção e solução

Mudanças de estilo de vida podem ajudar a prevenir e a controlar a hipertensão. Sua dieta deve incluir uma abundância de frutas, legumes e grãos integrais. Reduza a ingestão de sal e álcool e aumente a atividade física. Se você for fumante, é importante que pare de fumar. De acordo com a Mayo Clinic, se você estiver com sobrepeso, mesmo a perda de 2 Kg poderá reduzir a hipertensão.

Considerações

Uma única aferição de pressão arterial elevada não significa que você tem hipertensão, mas isso não significa que você deve continuar a monitorizar suas leituras. Verifique com seu médico para descobrir com qual frequência você deve verificar sua pressão arterial. Quanto mais cedo a hipertensão for diagnosticada e tratada, melhor o prognóstico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível