Como programar jogos 3D em Java

Escrito por contributing writer | Traduzido por lean pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como programar jogos 3D em Java
Dogz 3D (Jogo em Java) (http://dibosmobile.blogspot.com/2007/09/dogz-3d-java-game.html)

Se você deseja criar jogos em 3D, o Java lhe oferece o API mais adequado à criação de jogos tridimensionais. O API 3D é uma interface que serve para criar programas de aplicação, como miniaplicativos gráficos em três dimensões. Os desenvolvedores criam e manipulam a geometria tridimensional usando construções de alto nível de forma idealizada. Eles podem apresentar suas palavras de forma eficiente e descrever mundos virtuais gigantescos, usando essas construções.

O Java 3D é independente de plataformas. Apenas monte o código uma vez e ele poderá ser executado em qualquer plataforma, o que ajuda no desenvolvimento de aplicações gráficas em 3D. O Java Media oferece o Java 3D juntamente com uma suíte de APIs. Estes APIs o fazem funcionar em uma gama de plataformas, assim como em aplicativos da Internet. Ele inclui o som espacial 3D, algo não encontrado na maioria dos aplicativos gráficos. A interface oferece um alto desempenho, um amplo conjunto de funções para a criação de um mundo 3D interessante, suporte a "Run-time Loaders" e também a capacidade de abrir aplicativos sofisticados.

Há diversas funções gráficas suportadas pelo JMonkeyEngine, como modelos de curva Bézier, entrosamento musical, pontos de colisão, processamento eficiente e assim por diante. O modelo é capaz de criar animações em pele e osso, assim como objetos gráficos.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • API 3D em Java
  • Dispositivos de entrada para jogos não padronizados.
  • JOGL (Java OpenGL), uma biblioteca embutida que permite ao OpenGL ser usado no Java
  • Jake2 ou JMonkeyEngine — Mecanismos de jogos em Java 3D
  • Demonstrações de como usar o JOGL
  • Profundo entendimento do API 3D em Java
  • Os sistemas operacionais suportados são Linux, Windows 2000/XP e Mac OS X
  • Enredo básico de seu jogo

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Crie um enredo básico para o seu jogo.

  2. 2

    Decida o número de níveis presentes no jogo.

  3. 3

    Crie uma estratégia de jogo.

  4. 4

    Decida como o jogo deverá aparecer na tela para o jogador.

  5. 5

    Efetue o download do Java 3D API, JOGL e Jake2 (ou JME).

  6. 6

    Para usar o mecanismo Jake2, você precisará dos arquivos de dados do jogo original ou da versão de demonstração disponível.

  7. 7

    Instale o sistema operacional suportado.

  8. 8

    Confira se o Jake2 oferece suporte para tela cheia e duas diferentes conexões OpenGL (JOGL e JWJGL).

  9. 9

    Efetue o download da biblioteca de outro jogo relacionado, como JInput, JOAL, JMF e Ode Java.

  10. 10

    Aprenda sobre as telas de introdução, o script JavaScript, interfaces de sistema e da área de trabalho. Estas são as últimas funções Java SE6 usadas em jogos.

  11. 11

    Os dispositivos de entrada não comuns são, em geral, webcams, game-pads e luvas de dados P5.

  12. 12

    Cliques do mouse no JMonkeyEngine são convertidos a eventos regulares "Swing".

  13. 13

    Usando o GUI disponível, converta todos os arquivos para o formato JME, um editor de partículas e cenas.

  14. 14

    Usando os ícones interativos, desenhe objetos 3D que deverão aparecer no jogo.

  15. 15

    Após desenvolvê-lo, execute o jogo e efetue uma checagem por erros.

  16. 16

    Corrija os erros.

Dicas & Advertências

  • Este software requer conhecimentos básicos de Java. Existem diversos livros que explicam como usar o software corretamente. Você poderá usar o JME em um aplicativo AWT ou Swing. A qualidade do JME é extremamente boa e você poderá gerenciar outros projetos com o JME para criar melhores jogos. Você também poderá usar o projeto java.net Games (que é um vínculo dentre os projetos de jogos), o Java Games Middleware (que oferece bibliotecas de teclas de jogos) ou o Java Game Networking JGN2 (para construir jogos MMO baseados em servidores) para desenvolver jogos 3D baseados em Java. Muitas demonstrações estão presentes na Internet para indicar o melhor uso deste software no mundo dos jogos 3D.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível