Projeto de ciência de crescimento de semente de planta em algodão

Escrito por rebekah smith | Traduzido por mariana piastrelli lauria
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projeto de ciência de crescimento de semente de planta em algodão
Deixe seus estudantes obterem experiência em primeira mão sobre o crescimento da planta, enquanto você estiver ensinando botânica (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Uma maneira de ensinar aos seus alunos sobre o crescimento da planta é fazer com que cultivem suas próprias plantinhas. Eles vão aprender como a luz, o pH do solo, a temperatura e o fluxo de ar afetam o crescimento das plantas, e poderão identificar as taxas de crescimento entre os diferentes lotes de sementes. Seus alunos podem assistir a seus experimentos de plantio enquanto estiverem aprendendo botânica. Coloque etiquetas detalhadas em todos os sacos para que eles possam avaliá-los corretamente.

Outras pessoas estão lendo

Preliminares

Dê a cada um dos seus alunos um saco plástico com zíper, duas bolas de algodão e uma semente. Cada aluno vai umedecer as bolas de algodão e irá verificar o seu nível de água por dia. Peça aos alunos para selarem os sacos a maior parte do tempo e, em seguida, coloque-os em um balcão ou no parapeito da janela para receber luz adequada. Tente iniciar o projeto perto do início do semestre, de modo que seus alunos possam ver as sementes crescerem e se transformarem em plantas fortes. Depois que os sistemas radiculares se desenvolverem e as plantas começarem a se formar, você pode pedir aos alunos para plantá-las em vasos.

Tipos de sementes

Você pode pedir para seus alunos compararem diferentes tipos de sementes. Não só eles vão aprender que todas as sementes têm diferentes formas, tamanhos e cores, mas também vão identificar a taxa de germinação delas e como será o crescimento das plantas. Peça a eles para verificarem suas sementes a cada semana e registrarem a quantidade de crescimento que eles observam em cada uma. Ao invés de ter plantas iguais em toda a sua sala de aula, plante uma semente de cada tipo em seu algodão e, em seguida, transfira-as para vasos depois de estarem estabelecidas.

Luz, água e ar

Outra variação envolve mudanças dos fatores ambientais em suas sementes. Para observar cada um desses fatores, plante uma semente separada nas bolas de algodão. Use o mesmo tipo de semente, de modo que você possa realmente comparar como os fatores alteram a taxa de crescimento e a saúde da planta. Coloque uma semente em um lugar iluminado, perto de uma janela, e outra em um local escuro. Mantenha uma semente bem regada e permita que a outra fique seca. Coloque uma semente com algodão em um saco vedado e outra em um saco aberto. Faça com que os seus alunos identifiquem as diferenças no crescimento das plantas.

Crescimento médio e pH

No primeiro saco, coloque apenas as duas bolas de algodão úmidas com a semente. No outro, coloque a semente nas bolas de algodão e depois adicione um solo fértil. Em um terceiro saco, plante a semente no algodão e o algodão em um tipo de acolchoado. Altere o solo ou o meio para crescimento em cada um dos sacos e inclua uma cobertura sintética, areia e qualquer outro meio que você possa pensar. Além disso, utilize terra regular, mas altere uma das águas para um pH ácido, outra para um pH básico e outra com um valor de pH neutro. Peça aos alunos para avaliarem o crescimento da semente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível