Projeto escolar de construção de pontes para estudantes

Escrito por danielle hill | Traduzido por rodrigo gammaro alves nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projeto escolar de construção de pontes para estudantes
Faça seus alunos construírem maquetes usando as técnicas e baseados em pontes reais (bewdley bridge image by Andrew Breeden from Fotolia.com)

Construir pontes é uma ótima abordagem prática para ensinar a estudantes sobre princípios de engenharia e física. Dependendo de seus objetivos para a lição, você pode encorajar os alunos a explorar e fazer experiências com uma competição de design, ou pode ensiná-los os princípios específicos da construção ordenando alguma uma técnica de construção.

Outras pessoas estão lendo

Palito de dente

Palitos de dente são baratos, fáceis de encontrar e são um material forte para a construção de pontes. Para designs de pontes abertas e competições de construção, instrua aos alunos para construírem apenas com palitos e cola. (Você pode especificar algum tipo de cola ou descartar variedades excedentes). Diga-lhes que a ponte deve ter uma certa distância e que você avaliará sua eficiência baseado na massa total que ela pode suportar, dividido por seu peso. Em outras palavras, eles devem construir pontes o mais forte e leve possível.

Pontes de madeira

Caso você queira preparar seus alunos para o concurso internacional de construção de pontes, organizado pelo instituto de tecnologia de Illinois (IIT), dê a eles um desenho e um projeto usando madeira com medidas pré estabelecidas. Para participar da competição, eles precisam usar tilia com 2mm de diâmetro. Devem construir a ponte com 15 peças de 60cm, todo o mateiral é disponibilizado pelos organizadores regionais do IIT. Para testar as pontes, amarre pesos no meio e a suspenda. Quando houver um vencedor em sua classe ou escola, entre em contato com os organizadores regionais para receber um representante de sua escola na competição regional.

Papel manilha

Faça os alunos construírem a ponte com papel manilha que é um material leve e diferente do utilizado pela maioria. Para começar, faça-os pesquisarem os princípios físicos por trás da construção de pontes: seus tipos, vantagens e desvantagens de vários materiais. Depois dos alunos apresentarem a pesquisa preliminar, informe-os de que construirão pontes usando papel manilha. Para obter uma atividade melhor direcionada, providencie instruções presentes no projeto West Point Bridge Design Contest. Para completar a atividade, cada um dos grupos precisará de 3 pastas de papel manilha, papel de cera, alfinetes, um martelo pequeno, tesoura, estilete ou canivete, régua de metal, caneta esferográfica, cola de madeira amarela e cimento de borracha.

Construção de forma livre

Para um projeto mais criativo, não restrinja a escolha de material dos alunos e deixe-os controlar cada aspecto do processo de design. Caso queira comparar a força relativa de várias pontes, entretanto, você deve estipular um tamanho para a ponte. Dê uma perspectiva competitiva, peça para que façam uma ponte que seja o mais resistente e leve possível. Dê pontos extra para as que reproduzirem habilidosamente convenções de pontes reais que usam materiais fora do comum de maneira eficiente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível