Mais
×

Projeto de germinar semente de feijão para a primeira série

Atualizado em 21 novembro, 2016

Estudantes da primeira série costumam ser curiosos sobre plantas, animais e a natureza. Atividades de observação e manuseio são ideais para ensinar ciências a estes alunos de um jeito divertido. A germinação é um conceito científico fundamental que as crianças da primeira série costumam gostar de aprender. Além disso, projetos com germinação de feijão são populares na educação primária, por que são fáceis e baratos.

A germinação é parte do ciclo de vida das plantas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Comparando diferentes sementes de feijão

Compre diferentes variedades de feijão, como azuki, preto, branco, carioca, fradinho e grão de soja. Primeiramente, peça as crianças para observarem e apontarem as diferenças e similaridades entre eles. Divida as crianças em pequenos grupos, dando a cada grupo uma embalagem de ovos sem a tampa e algodão. Peça a elas para colocarem um pouco de algodão em cada buraquinho da caixa de ovos e colocar um feijão diferente sobre cada um. Regue regularmente e deixe no parapeito de uma janela. Encoraje as crianças a observarem e compararem o processo de germinação das diferentes variedade de feijão.

Boneca de semente

As crianças podem fazer uma "boneca de semente" usando papel toalha úmido. Peça às crianças para colocarem três sementes de feijão na toalha úmida, deixando espaço entre elas. Depois elas devem dobrar as pontas para cobrir as sementes. Diga para enrolarem a toalha, formando um cilindro, e prenderem usando elásticos. Coloque a "boneca" em um saco plástico, para mantê-la úmida. Desembale a toalha a cada dois dias para observar o processo de germinação. As crianças podem então plantar as sementes brotadas em vasos com terra.

Água e germinação

Em pares, as crianças devem encher três vasinhos de plástico com terra e colocar dois feijões em cada. Elas não devem nunca regar o primeiro e regar excessivamente o segundo. Estabeleça com elas a quantidade ideal de água para ser usada regularmente para regar o terceiro vaso. Ajude-as a etiquetar os três vasos de acordo com as exigências de água. Encoraje-as a comparar os resultados e formular hipóteses sobre a relação entre a quantidade de água e a germinação.

Temperatura e germinação

Plante alguns feijões com as crianças em quatro potinhos de plástico usando algodão ou terra. Mantenha os potinhos em ambientes com diferentes temperaturas, como em um refrigerador ou freezer, à temperatura ambiente e sob a luz de uma lâmpada. Durante o inverno, você pode simplesmente deixar dois potinhos do lado de for e dois do lado de dentro. As crianças devem regar todos os potinhos regularmente e observar as sementes diariamente. Elas podem também registrar suas observações diárias por desenhos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article