Projetos de ciências divertidos com aviões de papel

Escrito por amanda gronot | Traduzido por jessica pietro pupo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projetos de ciências divertidos com aviões de papel
Os aviões de papel podem ensinar princípios científicos (Michael Blann/Lifesize/Getty Images)

Fazer um avião voar é uma maravilha cientifica, mas pode ser difícil para os alunos terem essa experiência com aeronaves colossais. Aviões de papel são uma alternativa acessível, uma vez que os alunos podem usá-los para testar todas as variáveis que afetam um avião de verdade. Quer você deseje alcançar o maior tempo de voo ou fazer um tonneau, poderá explorar os princípios de voo, usando projetos com aviões de papel.

Outras pessoas estão lendo

Centro de gravidade

O equilíbrio de um avião pode influenciar a distância que ele é capaz de viajar e seu padrão de voo, tornando-o reto ou fazendo-o desviar-se para o lado. Para testar como o centro de gravidade afeta o voo de um avião de papel, construa diversos aviões, com o mesmo modelo e materiais. Prenda um clipe de papel à diferentes partes, de diferentes aviões. Você pode colocar o clipe na extremidade anterior de um deles, na posterior de outro, na asa de um, em ambas as asas ou no centro. Monte um lançador para os aviões, como uma pequena catapulta ou estilingue. É possível jogá-los você mesmo, mas como não será capaz de lançá-los precisamente no mesmo ângulo e com a mesma força todas as vezes, seus resultados não serão muito precisos. Compare os padrões de voo, para determinar qual centro de gravidade contribui para o percurso mais longo.

Projetos de ciências divertidos com aviões de papel
Certifique-se de que cada avião é o mais uniforme possível, para garantir resultados precisos (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Modelos diferentes

Existem diversos modelos para a construção de aviões de papel. Alguns possuem três dobras e outros mais de sete. Alguns são feitos de papel grosso e pesado, enquanto outros usam materiais alternativos, como palitos de sorvete, para criar um esqueleto. Para testar como variações nos modelos contribuem para diferentes padrões de voo, tente construir dez aviões de papel, de diferentes modelos. Pesquise o que faz com que os aviões voem e como otimizar essas qualidades. Faça uma hipótese sobre qual avião voará mais longe e realize testes usando o lançador. Anote quais aviões alcançaram melhores resultados e por que acha tiveram o melhor desempenho.

Projetos de ciências divertidos com aviões de papel
Aviões diferentes possuem diferentes pontos fracos e fortes (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Ângulo de lançamento de velocidade do vento

Muitas variáveis afetam o voo de um avião de papel, incluindo as circunstâncias durante as quais ele foi lançado. Imagine um avião sendo lançado em um ângulo logo acima do chão e, então, imagine-o sendo lançado a 90º. Faça hipóteses sobre qual ângulo garantirá uma maior distância de voo e se esse ângulo mudará, dependendo do modelo do avião. Realize diversos testes, em ângulos diferentes, tais como 25, 30 ,45, 60 e 75º, usando o mesmo avião de papel e a mesma força no lançamento. Certifique-se de que não haja vento na área de lançamento.

Outro fator que afeta a motilidade de um avião de papel é o vento. Ele pode fazer com que o avião se incline para o lado, pode desacelerá-lo ou fazê-lo voar mais rápido, caso venha da frente ou da traseira do avião. É possível testar como a velocidade do vento interfere no voo de um avião de papel, colocando um ventilador atrás, na frente e do lado do curso da aeronave. Realize testes à partir de todas as localizações, pelo menos três vezes, para cada velocidade do ventilador.

Projetos de ciências divertidos com aviões de papel
Mesmo aviões bem projetados precisam das condições de lançamento corretas (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Aviões de truques

Caso já tenha visto shows aéreos, provavelmente viu os pilotos realizando truques incríveis, como loops, giros constantes e um tonneau, ou subir em direção ao céu para depois cair em direção ao chão, ligando o motor logo antes de atingirem o solo. Seu avião de papel pode não ser capaz de fazer todos esses truques, mas podem fazer alguns. Pesquise como os pilotos realizam esses truques e crie um avião de papel para simular os efeitos que um avião de verdade vivencia. É possível fazer seu avião realizar um loop, um tonneau, mergulhar, pairar ou retornar para você, como um bumerangue.

Projetos de ciências divertidos com aviões de papel
Seu avião de papel pode não voar como um Blue Angel, mas pode fazer alguns truques básicos (NA/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível