Projetos científicos sobre pregos enferrujados

Escrito por lee johnson Google | Traduzido por a. araújo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projetos científicos sobre pregos enferrujados
Pregos geralmente são utilizados em experimentos que investigam a oxidação (nails image by patsherry from Fotolia.com)

A oxidação ou ferrugem de pregos é um tópico interessante para projetos de ciências. Existem muitos experimentos que podem ser feitos para melhor investigar as causas da ferrugem e as formas como pode ser prevenida. Aprender algumas informações básicas sobre alguns projetos diferentes envolvendo pregos enferrujados é uma boa maneira de decidir a direção que deseja tomar em seu projeto de ciências.

Outras pessoas estão lendo

Ferrugem básica

Este projeto envolvendo pregos é básico, fácil de fazer e mostra as razões da ferrugem. São necessários dois pregos de ferro, dois recipientes, um pouco de óleo e água comum de torneira. No primeiro recipiente é colocado um prego e água suficiente para cobri-lo; o segundo prego é colocado no segundo recipiente e coberto com água que foi fervida e resfriada. Um pouco de óleo vegetal é colocado, formando uma camada sobre a água. Após alguns dias, o prego no primeiro recipiente enferrujou, e o do segundo, não. Água e ar são componentes necessários para a ferrugem; o primeiro recipiente contém ar na água, mas o segundo teve as moléculas de ar removidas através da fervura e o óleo evitou que novas moléculas entrassem.

Sal e ferrugem

Este experimento envolve misturar sal e água em um grande jarro e acrescentar a mistura em graus variados a quatro xícaras diferentes. Coloque um prego de ferro em cada xícara e após a adição da água salgada, elas serão preenchidas com água comum. A primeira xícara não irá conter água salgada, a segunda contém 1/4 de água salgada, a terceira, metade e a quarta é preenchida completamente com água salgada. Rotule as xícaras adequadamente. Após completar cada xícara com água, elas devem ser deixadas em um local seguro. O sal na água faz com que os elétrons sejam transferidos mais rapidamente, acelerando o processo de ferrugem.

Umidade e ferrugem

Este experimento requer o uso de um dessecador, um recipiente com duas camadas separadas por um arame. O objetivo é permitir a interação dos compostos sem que ocorra a mistura física. Coloque alguns pregos de ferro secos na parte de cima do dessecador, e alguns cristais de cloreto de cálcio, que absorvem toda a umidade do ar, na parte de baixo. Umedeça alguns pregos e pendure-os para fora do dessecador como um "grupo de controle". Os pregos dentro do dessecador não enferrujarão pois não ficarão expostos à umidade.

Bactérias orgânicas e ferrugem

Este experimento investiga se bactérias orgânicas têm ou não algum efeito sob o processo de ferrugem. Três ou mais jarros serão utilizados, cada um contendo água fervida. Um deles será utilizado como controle, então o prego é simplesmente colocado na água fervida; o segundo tem algumas leveduras; o terceiro, iogurte natural (em quantidades iguais). Caso esteja usando mais jarros, teste outros materiais como terra e água doce. Todos os jarros devem conter um prego de ferro. Após uma semana, meça os níveis de ferrugem; os jarros contendo leveduras e iogurte não devem enferrujar pois ambos fermentam e produzem dióxido de carbono em vez do oxigênio necessário para a oxidação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível