Projetos para serra de braço radial

Escrito por roger golden | Traduzido por david pohl
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projetos para serra de braço radial
A serra de braço radial é uma serra circular presa a uma superfície (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Uma serra de braço radial é basicamente uma serra circular que foi montada em um suporte, ou radial, presa por um braço em uma mesa. O equipamento pode ser ajustado para cortes em esquadria, ou elevado e rebaixado para regular a profundidade do corte. Além disso, a serra pode ser ajustada com um transferidor como se fosse uma serra circular, permitindo ao usuário a realização de cortes de esquadria compostos. As possibilidades do que você pode realizar com esta ferramenta são quase infinitas, e a opção de regulagem da serra a torna uma excelente escolha para fazer vários e precisos cortes.

Outras pessoas estão lendo

Faça um padrão de esquadria

Uma das primeiras coisas em que você pode usar sua serra de braço radial é para fazer uma escala de esquadria para usar em todos os seus outros projetos. Use uma base de madeira e corte um pedaço de 2,5-por-5 na parte de cima. Prenda a extremidade mais próxima do fim da mesa e então gire o padrão de acordo com seu ângulo de esquadria desejado. Insira um parafuso temporariamente na outra extremidade da tábua e você será capaz de cortar quantas peças de ângulos congruentes quanto desejar.

Molduras para figuras

Molduras são um projeto popular para serras de braço radial. Ajuste seu padrão para um corte de um ângulo de 45 graus e use-o como guia para os quatro lados. Molduras básicas podem ser feitas usando um mesmo pedaço de madeira, e as mais complexas podem requerer o uso de cortes angulados feitos para atrair o olhar do espectador até o centro da figura.

Projetos para serra de braço radial
Serras de braço radial podem fazer cortes simples ou com ângulos compostos (picture frame corner image by Jim Mills from Fotolia.com)

Caixas de jóias

Uma serra de braço radial é apropriada para fazer pequenas caixas ou baús. Não apenas você pode cortar todas as peças necessárias, mas a regulagem na profundidade do braço radial permite que você entalhe as laterais de forma que o painel inferior possa ser encaixado completamente dentro da caixa sem prendedores adicionais, torando o produto finalizado mais forte e de melhor aparência.

Projetos para serra de braço radial
Caixas de jóias são ótimos projetos para o fim de semana (nice box image by Albert Lozano from Fotolia.com)

Balanços e mobília

Cortar várias tábuas para um balanço é muito mais fácil quando se usa uma serra de braço radial. A vantagem deste equipamento está em permitir ao usuário fazer quantos cortes idênticos quiser para um projeto em particular apenas ajustando os guias da serra uma vez. Esta opção não é apenas conveniente para cadeiras e balanços, mas também pode poupar muito tempo na confecção de prateleiras.

Projetos para serra de braço radial
Serras radiais podem ser usadas para cortes precisos (swing image by Goran Bogicevic from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível