Propriedades do tecido de denim

Escrito por gigi starr | Traduzido por juliana s. zoccoli
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Propriedades do tecido de denim
Variedades do tecido denim (jeans... image by Saskia Massink from Fotolia.com)

O denim é conhecido mundialmente por seu ajuste, conforto e durabilidade. Como um dos poucos tecidos no mundo que é usado tanto na alta moda e no vestuário do dia-a-dia, o denim comum é uma criação de essência americana. Como o denim é tão versátil e simples de usar na fabricação, tornou-se um tecido importante diversos setores além do vestuário, com demanda constante em todo o mundo. Denim é um velho favorito, com um pedigree que remonta aos dias da corrida do ouro do oeste americano.

Outras pessoas estão lendo

Significancia histórica do denim

O denim tem uma longa história no mundo da moda. O tecido era conhecido como tecido de roupas de trabalho pela maior parte da sua história, e era popular na fronteira ocidental dos EUA. Usado pela Marinha dos EUA para uniformes, o fabricante Levi Strauss começou a fabricar roupas de trabalho com o tecido em 1853. O tecido de denim logo se tornou a assinatura do vestuário americano.

O denim é um tecido importante que possibilitou às pessoas possuírem roupas duráveis e de fácil manutenção por um preço acessível. Ele era barato, feito de uma fibra abundante e vinha em um tom agradável de índigo. Devido a estes fatos, poucas peças de vestuário elevaram-se a ressonância cultural como um resistente jeans de fabricação americana.

Funcionalidade do tecido de denim

Porque o denim vem em texturas tão diversas, é um tecido que pode ser utilizado para praticamente qualquer ocasião. Dependendo da composição, o denim pode esticar, brilhar, ou fluir e também pode manter uma forma constante, assumir qualquer número de cores e dobrar em pregas e formas inumeráveis​​.

Designers em todos os tipos de indústrias criam itens de denim. Alguns usos populares incluem calças, saias, casacos, bolsas, capas para móveis, capas de livros e sapatos. É especialmente útil para objetos que requerem lavagem, sejam eles para fins de vestuário ou não.

Tecelagem e tintura do denim

A texturização em sarja é o segredo do seu grande poder de permanecer. A urdidura e os fios de enchimento entrelaçados criam um tecido resistente de tendência extensa. Os fabricantes às vezes inventam tramas que são um pouco diferentes para criar linhas especiais, mas a configuração da sarja é a mais usada.

Tingir denim é simples. O algodão tinge com facilidade e também alveja com pouco esforço. Sua maleabilidade permite que os designers envelheçam e aflijam o tecido para produzir diferentes lavagens. Porém, o tecido perde um pouco da cor com o tempo e pode acabar parecendo com um tecido levemente diferente depois de alguns anos de uso e desgaste.

Uso e durabilidade

Há poucos tecidos tão indulgentes como o denim. A maioria dos tecidos de denim vai durar por anos com os cuidados e as lavagens apropriadas. Como a maioria dos tecidos, o denim não vai desfiar se for cortado na direção do comprimento, mas desfiará se for cortado na direção da largura. Para evitar que desfie, tente minimizar os traumas e desgastes em áreas-chave, como os joelhos ou a bainha.

Para fazer o jeans e outros itens de denim durarem mais tempo, lave em água fria com um detergente não alvejante. Se desejar, use um detergente para roupas escuras para preservar a cor escura do tecido. Evitar a secagem na máquina, uma vez que o atrito e o calor desgastam a superfície do tecido, o que leva ao enfraquecimento, encolhimento, amolecimento, desbotamento do tecido. Em vez disso, pendure tecidos de denim para secar à luz solar indireta.

Composição das fibras do denim

A maioria dos tecidos de denim é 100% algodão. No entanto, há tecidos de denim que são compostos de misturas de algodão. A fibra de algodão pode ser tecida com fios de seda, Spandex, ou metálicos. Tecidos com fibras que esticam tornaram-se muito populares entre os consumidores por causa de seu ajuste leve e confortável e maior controle da forma.

Como os consumidores tornaram-se mais conscientes em relação ao ambiente, o mercado têxtil de denim tem procurado se manter. Agora os fabricantes de tecidos de denim oferecem tecidos orgânicos que têm menos impacto no meio ambiente, sem sacrificar o estilo ou a qualidade. Um designer popular, Nudie Jeans, vende seus produtos orgânicos de denim por várias centenas de dólares por peça. Embora fora do alcance da maioria dos consumidores americanos, outros nomes de marcas estão começando a seguir o mesmo caminho com linhas mais baratas de jeans orgânicos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível