×
Loading ...

Como fazer seu próprio cabeçote amplificador de guitarra

Um cabeçote amplificador é diferente de um combo. O cabeçote contem os componentes de pré-amplificação e amplificação de força, mas não a caixa de som. Você precisa ligar seu cabeçote a uma caixa de som externa. Fazer seu próprio cabeçote amplificador para guitarra é um ótimo jeito de conseguir um timbre personalizado. Se você possui seus próprios amplificadores, você pode revezar seu cabeçote caseiro com outros amplificadores para ter acesso a uma maior gama de timbres. O jeito mais simples de fazer seu próprio cabeçote amplificador é comprando um kit de automontagem.

Instruções

O cabeçote amplificador deve estar ligado a caixas de som externas (audio matrix image by Kirill Roslyakov from Fotolia.com)
  1. Inspecione suas peças. Um kit de cabeçote amplificador deve conter os seguintes componentes chave: um gabinete pré-perfurado, placa eletrônica, fios, capacitores, resistores, diodos, transformador de força, transformador de saída e tubos ou transistores. Coloque-os sobre sua bancada de trabalho e examine-os. Se você notar algum sinal de dano, devolva-os para o vendedor.

    Loading...
  2. Leia o diagrama. O diagrama mostra o layout do circuito. Ele também contém informações cruciais em relação a valores de componentes, como a resistência dos resistores. Assim que tiver lido o diagrama, coloque todos os seus componentes organizados em ordem de valor, do mais baixo para o mais alto.

    O diagrama vai mostrar o valor de cada resistor (resistor image by Witold Krasowski from Fotolia.com)
  3. Monte o gabinete. O gabinete vai conter o circuito de pré-amplificação e a seleção de força. O transformador de força e o de saída normalmente são montados na parte de fora do gabinete. Monte o transformador de força usando o maior orifício quadrado do gabinete. Consulte as instruções de montagem caso tenha alguma dúvida. Parafuse o transformador de força, então monte o transformador de saída. Os terminais de solta naturalmente estarão expostos para ligar os fios. Certifique-se de que os terminais principais estejam do lado de fora. Parafuse os soquetes dos tubos. Encaixe os potenciômetros em seus lugares de modo que os dials fiquem para fora. O terminal de solda ficará exposto na parte interna do gabinete. Monte o conector de entrada na parte da frente do painel de controle do gabinete.

  4. Monte a placa eletrônica. Use o diagrama como referência e monte os componentes da placa. A placa já é pré-furada. Encaixe os diversos capacitores, resistores e diodos em seus lugares e solde-os na base da placa. Preste muita atenção no valor de cada componente. Resistores podem todos parecer iguais, mas há informações essenciais escritas neles.

  5. Conecte a rede elétrica. Parafuse o porta-fusível. É aí que você vai ligar seu fornecimento de eletricidade. Ligue-o a sua placa eletrônica conforme mostrado no diagrama de fiação.

  6. Faça a fiação do gabinete. Apare os fios no tamanho certo e siga as instruções do diagrama de fiação. Descasque a ponta de cada fio antes de soldá-los no terminal referente. Use fios marrons para conexões fásicas e azuis para neutras. Solde um fio vermelho de cada potenciômetro até a placa eletrônica.

  7. Monte e parafuse a placa eletrônica pronta dentro do amplificador.

  8. Teste o amplificador. Antes de ligá-lo, use um multímetro para testar a resistência entre os componentes montados. Coloque o multímetro na função de resistência e prenda a ponta de teste aos fios passando entre os resistores. Se a placa tiver sido montada corretamente, seu medidor vai dizer que há zero de resistência entre os resistores.

    Meça os fios, não os resistores (multimeter image by dinostock from Fotolia.com)
Loading...

Dicas

  • Use luvas de látex para manusear os tubos. Isso impede que a oleosidade da pele danifique o vidro.

Aviso

  • Cuidado ao soldar. Bolhas de solda podem causar um curto-circuito e desviar o sinal de áudio para outro lugar.

O que você precisa

  • Kit para amplificador
  • Diagrama de fios
  • Cortador de fio
  • Ferro de solda
  • Multímetro

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...