Como fazer meu próprio programa de modelos de envelopes

Escrito por terry mulligan | Traduzido por anderson gandor
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer meu próprio programa de modelos de envelopes
Você pode fazer um modelo de programa para seus cartões ou cartas, com o auxílio de qualquer programa que tenha formas básicas e alguns comandos simples (valentine love note art image by robert mobley from Fotolia.com)

Produzir um modelo para um envelope pode ser feito em quase qualquer tipo de programa, desde que ele possua as formas básicas e alguns comandos simples. Você não irá precisar de pacotes gráficos caros. Este tutorial dará a você instruções passo a passo sobre como fazer um modelo de envelope de 7,5 x 10 cm para um cartão, com o auxílio do Microsoft Excel. Você pode também utilizar este método para criar um modelo de programa para um envelope em qualquer tamanho (dentro das limitações da sua folha de impressão).

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Cartão (para modelo de envelope)
  • Régua
  • Lápis
  • Papel
  • Calculadora
  • Microsoft Excel
  • Papel para impressão

Lista completaMinimizar

Instruções

    Calcule os tamanhos das formas básicas para o seu modelo

  1. 1

    Com a régua, meça a altura e o comprimento do cartão. Esta será a base na qual você irá calcular todas as outras dimensões para as formas básicas do seu modelo. Repare que o tamanho original do seu cartão é 7,5 cm de altura x 10 cm de comprimento.

    Como fazer meu próprio programa de modelos de envelopes
    Com uma régua, calculadora, lápis e papel, você será capaz calcular os tamanhos de todas as formas básicas que irá precisar para o seu modelo (pencil and ruler image by Adkok from Fotolia.com)
  2. 2

    Ajuste o tamanho do cartão adicionando uma margem de segurança de 1,3 cm tanto na altura quanto na largura para permitir o movimento quando for deslizar o cartão para dentro e para fora do envelope. Esta será sua primeira forma básica que iremos chamar de "base para envelope". Repare que o tamanho da sua base para envelope será de 8,8 cm de altura x 11,3 cm de comprimento.

  3. 3

    Utilize o tamanho da base para envelope, para calcular o tamanho da aba inferior do envelope. Multiplique a altura da base para envelope por 0,8. A largura da aba inferior do envelope é a mesma largura utilizada na base para envelope. Repare que o aba inferior do seu envelope terá 7 cm de altura x 11,3 cm de largura.

  4. 4

    Agora use o tamanho da aba inferior do envelope para calcular o tamanho da aba superior. Para isto, multiplique a altura da aba inferior por 0,5. A largura da aba inferior é a mesma largura da base para envelope. A aba superior do seu envelope terá 3,5 cm de altura x 11,3 cm de largura.

  5. 5

    O último cálculo que você vai precisar é referente às abas laterais. Use o tamanho da aba superior do envelope para calcular a largura das abas laterais. Para isto, multiplique a altura da aba superior do envelope por 0,5. A altura das abas laterais do envelope serão a mesma altura da base do envelope. As abas laterais do seu envelope terão 8,8 cm de altura x 1,75 cm de largura.

    Crie as formas básicas que você necessita para o seu modelo

  1. 1

    Com o auxílio do Microsoft Excel, selecione "Insert" (Inserir), depois "Picture" (Imagem) e, então "Auto Shapes" (Autoformas), para abrir a caixa de ferramentas "Auto Shapes" (Autoformas) - você pode arrastá-la para qualquer lugar da página que você queira. O terceiro conjunto de formas a partir do conjunto intitulado "Basic Shapes" (Formas básicas) tem todos os itens que você irá precisar para criar as peças básicas que irá usar no seu modelo. Você utilizará as formas de retângulo e trapézio nos desenhos abaixo. No entanto, antes de seguir com os próximos passos, altere a "View" (Visualização) e dê um "Zoom" de 50% e, então, você conseguirá ver mais objetos na página ao mesmo tempo.

  2. 2

    Crie a base do seu modelo fazendo um retângulo com as medidas da sua base do envelope: 8,8 cm de altura x 11,3 cm de comprimento. A partir da barra de ferramentas, selecione "Insert" (Inserir), depois "Picture" (Imagem) e, então, "Auto Shapes" (Autoformas). Escolha "Rectangle" (Retângulo). Um pequeno cursor irá aparecer. Clique com o botão esquerdo do mouse e segure. Arraste o mouse para a direita e para baixo na tela e, então solte o botão. Isto irá criar um forma básica de retângulo. Agora, dê um duplo clique na forma de retângulo para abrir a caixa "Format Auto Shape" (Formatar autoforma), onde você irá ajustar o tamanho. Clique na barra "Size" (Tamanho), localize a caixa "Lock aspect ratio" (Manter proporções) e desmarque-a. Agora altere a altura para 8,8 cm e a largura para 11,3. Clique "OK". Este é o modelo da base do seu envelope. Arraste-o para o centro da tela. A seguir, você irá criar a organizar as outras formas ao redor desta base, para completar o seu modelo.

  3. 3

    Crie a aba inferior do seu modelo fazendo um trapézio, a partir das medidas da aba inferior criadas no Passo 3: 7 cm de altura x 11,3 cm de largura. Na barra de tarefas, selecione "Insert" (Inserir), depois "Picture" (Imagem) e, então, "Auto Shapes" (Autoformas). Escolha "Trapezoid" (Trapézio). Um pequeno cursor irá aparecer. Clique com o botão esquerdo do mouse e segure. Arraste o mouse para a direita e para baixo na tela e, então solte o botão. Isto irá criar um forma básica de trapézio. Agora, dê um duplo clique na forma de retângulo para abrir a caixa "Format Auto Shape" (Formatar autoforma), onde você irá ajustar o tamanho. Clique na barra "Size" (Tamanho), localize a caixa "Lock aspect ratio" (Manter proporções) e desmarque-a. Agora altere a altura para 7 cm e a largura para 11,3. Clique "OK". Esta é a aba inferior do seu modelo. Arraste-a até a parte de baixo da base do envelope e encoste a extremidade da aba inferior com a extremidade da base do envelope. Para completar a aba você terá que acrescentar uma pequena lateral ao trapézio. Faça isto, clicando uma vez sobre o trapézio. Uma pequena forma de diamante amarelo irá aparecer na parte inferior esquerda do trapézio. Clique com o botão esquerdo e arraste o diamante amarelo para a esquerda até que a parte inferior do trapézio esteja tão larga quanto a parte superior. Isto irá gerar um pequeno filete na aba inferior que irá permitir que você monte o envelope nos passo seguintes.

  4. 4

    Agora crie a aba superior da mesma maneira que você criou a aba inferior, utilizando as medidas: 3,5 cm de altura x 11,3 cm de largura. Na barra de tarefas, selecione "Insert" (Inserir), depois "Picture" (Imagem) e, então, "Auto Shapes" (Autoformas). Escolha "Trapezoid" (Trapézio). Um pequeno cursor irá aparecer. Clique com o botão esquerdo do mouse e segure. Arraste o mouse para a direita e para baixo na tela e, então solte o botão. Isto irá criar um forma básica de trapézio. Agora, dê um duplo clique na forma de retângulo para abrir a caixa "Format Auto Shape" (Formatar autoforma), onde você irá ajustar o tamanho. Clique na barra "Size" (Tamanho), localize a caixa "Lock aspect ratio" (Manter proporções) e desmarque-a. Agora altere a altura para 3,5 cm e a largura para 11,3 e mude a rotação para 180º para colocar o trapézio na direção correta. Clique "OK". Mais uma vez, arraste a forma para a parte superior da base do envelope, fazendo com que as extremidades da aba superior e da base do envelope se toquem. Para completar a aba, você vai precisar acrescentar uma pequena lateral ao trapézio. Faça isto, clicando uma vez sobre o trapézio. Uma pequena forma de diamante amarelo irá aparecer na parte superior direita do trapézio. Clique com o botão esquerdo e arraste o diamante amarelo para a direita até que a parte superior do trapézio esteja tão larga quanto a parte inferior. Isto irá gerar um pequeno filete na aba inferior que irá permitir que você monte o envelope nos passo seguintes.

  5. 5

    A última forma que você irá criar serão as abas laterais. Da mesma maneira que você fez as abas superior e inferior, use as medidas da aba lateral criadas no Passo 5: 8,8 cm de altura x 1,75 cm de largura. Na barra de tarefas, selecione "Insert" (Inserir), depois "Picture" (Imagem) e, então, "Auto Shapes" (Autoformas). Escolha "Trapezoid" (Trapézio). Um pequeno cursor irá aparecer. Clique com o botão esquerdo do mouse e segure. Arraste o mouse para a direita e para baixo na tela e, então solte o botão. Isto irá criar um forma básica de trapézio. Agora, dê um duplo clique na forma de retângulo para abrir a caixa "Format Auto Shape" (Formatar autoforma), onde você irá ajustar o tamanho. Clique na barra "Size" (Tamanho), localize a caixa "Lock aspect ratio" (Manter proporções) e desmarque-a. Agora altere a altura para 8,8 cm e a largura para 1,75 e mude a rotação para 90º para colocar o trapézio na direção correta. Clique "OK". Agora arraste a forma para o lado esquerdo da base do envelope, fazendo com que as extremidades da aba lateral e da base do envelope se toquem. Para completar a aba, você vai precisar acrescentar uma pequena lateral ao trapézio. Faça isto, clicando uma vez sobre o trapézio. Uma pequena forma de diamante amarelo irá aparecer na parte superior esquerda do trapézio. Clique com o botão esquerdo e arraste o diamante amarelo até que a parte superior do trapézio esteja tão larga quanto a sua maior lateral. Isto irá gerar um pequeno filete na aba inferior que irá permitir que você monte o envelope nos passo seguintes. A última forma é a aba lateral direita, que você poderá copiar e girar à partir da aba lateral esquerda. Clique com o botão direito sobre a aba lateral, selecione "Copy" (Copiar), depois "Paste" (Colar), para duplicar a aba. Agora clique 2 vezes com o botão esquerdo sobre a forma para abrir a caixa "Format Auto Shape" (Formatar autoforma) e clique na aba "Size" (Tamanho) para alterar a rotação para o valor de -90º. Clique "OK". Agora arraste a forma até a lateral da base do envelope, fazendo com as extremidades da aba lateral e da base do envelope se toquem. Isto completa as formas do modelo de envelope.

    Agrupe, formate e faça a prova do modelo de envelope

  1. 1

    Agrupe todas as peças para formar uma modelo de envelope unificado. Exiba o botão "Draw" (Desenhar), selecionando "View" (Visualizar) e, então "Toolbar" (Barra de ferramentas). Marque o botão "Draw" (Desenhar). Ele irá aparecer no canto inferior esquerdo da tela com uma seta branca apontada para a direita, que é chamado de botão "Select Objects" (Selecionar objetos). Clique no botão e o seu cursor se transformará em uma pequena seta branca. Utilize a seta para selecionar e agrupar as formas do envelope. Posicione a seta na parte inferior direita das formas do envelope, clique com o botão esquerdo do mouse e mantenha pressionado. Arraste o cursor para cima e para a esquerda. Isto irá criar uma seleção pontilhada que irá abranger todas as formas. Solte o botão esquerdo do mouse, para selecionar todas as formas. Agora, clique uma vez com o botão direito, no centro do modelo e selecione "Grouping" (Agrupamento) e, então "Group" (Agrupar) para unir todas as formas.

  2. 2

    Formate as linhas do modelo de envelope agrupado com um cor sutil deixando-as menos aparentes para o corte e dobra dos envelopes. De um duplo clique no modelo, clique na aba "Colors and Lines" (Cores e linhas) e, então, altere a "Line" (Linha) - "Color" (Cor), clicando com a seta para baixo e selecionando a cor "Light Yellow" (Amarelo claro) para as linhas do seu modelo.

  3. 3

    Agora faça a prova do seu modelo, configurando o formato na área de impressão, para visualizar e depois, imprimi-lo. Para configurar o modelo na área de impressão, destaque todas as células que cercam e abrangem a forma, selecione "File" (Arquivo), "Print Area" (Área de impressão) e então "Set Print Area" (Configurar área de impressão). Dê ao seu modelo a quantidade máxima de área de impressão disponível em relação ao papel, selecionando "File" (Arquivo), "Page Setup" (Configuração de página) e clicando na aba "Margins" (Margens). Para todos os campos, configure o valor de 0,6 cm. Pré-visualize e imprima o modelo de envelope, selecionando "File" (Arquivo), "Print Preview" (Pré-visualização de impressão) e, então "Print" (Imprimir). Clique "OK". Recorte o seu modelo ao longo das linhas de contorno e dobre na linhas internas, para ter certeza que o modelo está no tamanho correto para o seu cartão. Isto completa o seu projeto.

Dicas & Advertências

  • Corte um pedaço de cartolina em um tamanho um pouco menor do que a base do seu envelope para utilizar como uma ferramenta para dobrar seus envelopes.
  • Use o Excel para calcular as medidas (ao invés de uma calculadora) e salve-as para que possa utilizar novamente quando quiser alterar o tamanho do modelo.
  • Você pode utilizar qualquer programa que possua formas básicas para criar seu modelo de envelope (veja em Recursos).
  • Não se apresse nos cálculos ou medidas, a matemática para criar se modelo de envelope depende de medidas precisas. Apressar os cálculos pode levar a erros que levarão você a criar o modelo no tamanho incorreto.
  • Sempre faça a prova do seu modelo antes de imprimir uma grande quantidade de envelopes para reduzir o risco de desperdício de material.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível