Protocolo PPP - Explicação

Escrito por matthew cory | Traduzido por vinícius albuquerque
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Protocolo PPP - Explicação
O protocolo ponto-a-ponto (PPP) é uma compilação de outros protocolos que permitem a comunicação entre computadores através de uma rede (Network connection image by Fantasista from Fotolia.com)

Para que os computadores se comuniquem uns com os outros, é necessária uma série de regras que estabeleçam o modo como os dados serão formatados. Essas regras permitem que um computador inicie comunicação com outro, envie seus dados e saiba se o outro os recebeu corretamente. Essas regras são chamadas de "protocolo", e o protocolo ponto-a-ponto (PPP) é um conjunto (ou compilação) de "subprotocolos" que os computadores utilizam para se comunicar.

Outras pessoas estão lendo

História

Antes do PPP, o protocolo de comunicação em uso era o Serial Line Internet Protocol (SLIP - Protocolo de Internet de Linha Serial). O SLIP era um protocolo muito básico e rigorosamente limitado em suas funções. Suas limitações foram populares na época, e ele foi até nomeado como um protocolo "fora do padrão" no seu RFC (Request For Comment) oficial.

Em julho de 1994, o RFC do PPP foi apresentado para fornecer um protocolo de comunicações muito mais robusto, sem as várias limitações do SLIP. Esse novo conjunto de protocolos rapidamente tomou o lugar do SLIP como o padrão para a comunicação em rede.

Função dentro do TCP/IP

O TCP/IP é o padrão principal para a comunicação de redes em geral. Esses dois protocolos determinam a maioria dos meios básicos de diálogo entre computadores, tal como o estabelecimento do próprio computador para entrar em contato e negociar a via de comunicação entre os computadores. O PPP funciona por cima do TCP/IP, fornecendo um meio de fazer com que os computadores saibam que uma conexão está sendo solicitada, para reconhecer a informação comunicada e concluir a conexão quando for o momento apropriado.

Operação geral

O PPP é um protocolo para conexões. Um computador abre uma conexão lógica com outro, e ela é mantida conforme o necessário durante todo o tempo de comunicação. Assim que essa conexão é estabelecida, os dois computadores são capazes de enviar dados um para o outro, usando opcionalmente alguns dos "subprotocolos" do PPP (compressão e encriptação, por exemplo). Quando ambos os computadores decidirem que a comunicação foi concluída, ela é finalizada.

Protocolos principais

Embora abranja vários protocolos, o PPP contém poucos protocolos principais que fornecem a funcionalidade básica exigida para qualquer comunicação, como o Link Control Protocol (Protocolo de Controle de Links), que serve para lidar com links entre computadores; os Network Control Protocols (Protocolos de Controle de Rede), que possibilitam as comunicações PPP através de tipos diferentes de redes (IP, NetBEUI, etc); e os Authentication Control Protocols (Protocolos de Controle de Autenticação), que são utilizados para assegurar que um requisito particular tenha os direitos de segurança apropriados para que a comunicação continue.

Protocolos adicionais

À parte do grupo principal de protocolos fornecidos no PPP, há também vários protocolos adicionais disponíveis. Há, por exemplo, os Compression Control Protocols (CCP - Protocolos de Controle de Compressão), que possibilitam a compressão de dados através de vários algoritmos de transferência diferentes. Outro conjunto de protocolos disponível é chamado de Encryption Control Protocols (Protocolos de Controle de Encriptação), que pode aumentar a segurança através da encriptação e decriptação de dados à medida que são enviados entre os computadores.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível