Protocolo de tratamento TENS

Escrito por linda ray Google | Traduzido por luiz fernando ferreira da silveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Protocolo de tratamento TENS
Estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) (Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images)

A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) é uma forma de fisioterapia que utiliza estimulação elétrica para anestesiar áreas do corpo, tratando a dor. A TENS utiliza um tipo específico de máquina e é frequentemente indicada para quem sofre de artrite e àqueles com dor lombar e pós-operatória. Os nervos são estimulados através da pele para excitar o sistema nervoso opioide e reduzir o desconforto.

Outras pessoas estão lendo

Equipamento

As máquinas TENS são portáteis e de baixo custo operacional. Embora, em geral, estejam disponíveis apenas em consultórios médicos, podem também ser compradas para uso doméstico. O equipamento é um dispositivo movido à bateria, do tamanho de um pequeno gravador, que vem com um adaptador AC. Os eletrodos são colocados na pele sobre a área afetada. As extremidades dos fios são colocadas sob pequenas almofadas que, por sua vez, são posicionadas sobre a pele. Pequenas correntes elétricas são transmitidas através das ligações.

Frequências

O tratamento da dor através de protocolos convencionais TENS varia de indivíduo para indivíduo e conforme as diferentes partes do corpo. Para a maioria dos pacientes, as frequências mais altas proporcionam os melhores resultados. As frequências entre 90 e 130 são recomendadas. O fluxo estável deve variar entre 80 e 120, permitindo que o paciente guie o médico no tratamento e encontre níveis mais confortáveis. Os pacientes que se tratarem em casa descobrirão aos poucos, conforme experimentarem, quais configurações produzem os melhores resultados.

Explosões

Para tratamentos mais concentrados, o protocolo de explosão pode ser utilizado em vez de fluxos estáveis ​​de impulso elétrico. Rajadas de eletricidade são disparadas pelos eletrodos em níveis de sete a nove pulsos por vez e frequências de cerca de 150. Os médicos muitas vezes referem-se ao protocolo de explosão como "acupuntura eletrônica".

Modulação

Um protocolo de modulação envolve uma combinação entre protocolos convencionais e de explosão para evitar que os nervos se acostumem à estimulação e, eventualmente, parem de responder ao tratamento. As máquinas TENS podem ser configuradas para emitir os pulsos em várias configurações. Os protocolos de modulação são recomendados para uso a longo prazo e para um tratamento mais eficaz.

Outros usos

National Institutes of Health realizaram um estudo em que pacientes que sofriam de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) foram tratados com TENS por 45 minutos com o objetivo de verificar a eficácia do método sobre os sintomas. Alguns eletrodos foram posicionados nas costas dos pacientes logo atrás dos pulmões e emitiram fluxos contínuos de energia elétrica a cada 45 minutos. Os pacientes que receberam o tratamento TENS apresentaram maior facilidade para respirar do que aqueles que receberam um placebo sem eletricidade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível