Python para Android

Escrito por allen bethea Google | Traduzido por fernando suarez
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Python para Android
As linguagens de script tornam a programação de aplicativos do Android mais fácil (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Com as ferramentas erradas, a programação de computadores pode ser mais difícil e exasperante do que ganhar na loteria. A linguagem de programação Python foi projetada para ser simples de aprender, simples de escrever e simples de manter. Ela tem sido chamada de "linguagem com baterias inclusas": inclui muitas das bibliotecas, ferramentas e documentação necessários para produzir quase qualquer tipo de aplicação. O interpretador de Python está disponível para as principais plataformas, incluindo o sistema Android para smartphones e tablets.

Outras pessoas estão lendo

Ferramentas de programação no Android

A maioria dos aplicativos de programação no Android é feita usando linguagem Java, o qual é compilado para código binário que roda no Dalvik Virtual Machine, semelhante ao Java, do sistema Android. Além disso, o kit de desenvolvimento original do Android dá acesso à Interface de Programação de Aplicativos, ou IPA, do Android para programadores em C ou C++. Programadores experientes na linguagem de programação C# da Microsoft podem escrever aplicativos para o Android usando o Microsoft.NET Mono. Mono para Androids suporta qualquer linguagem compatível com .NET CLR, ou Tempo de Execução de Linguagem Comum (Common Language Runtime), incluindo IronPython, uma versão do interpretador Python de livre acesso.

Camada de Script para Android (SL4A)

Embora o Java seja uma linguagem padrão para o desenvolvimento de aplicativos para Android, os engenheiros da Google criaram uma forma de fãs de linguagens em script interpretadas também criarem aplicativos para Android. Atualmente, a camada de script para Android da Google -- SL4A -- suporta Python, Perl, JRuby, Lua, BeanShell, JavaScript e Tcl. Para desenvolver aplicativos usando SL4A, você precisa ter os ambientes Java Oracle/Sun ou OpenJDK instalados. Também precisa fazer o download do Android SDK. Finalmente, precisa baixar e instalar o SL4A no seu Android e o emulador do dispositivo incluído no Android SDK.

Python para Android

A versão 2.6.2 do Python foi convertida para rodar no Virtual Machine do Android, na camada de script para o ambiente Android. Embora sua última versão seja a 3.2.2, muito do desenvolvimento de aplicativos Python foi feito usando versões mais antigas da linguagem. Você pode fazer o download e instalar o aplicativo PythonForAndroid, disponível em "Code.google.com", no seu dispositivo e emulador de software SL4A-ready Android. A Google disponibiliza exemplares dos scripts Python, frameworks de aplicativos da Web e também o módulo Python para criptografia.

Jythonroid

Jythoroid é uma outra versão do Python disponível para o desenvolvimento no Android. Ele foi derivado do Jython: uma implementação do Python escrito em Java ao invés de C. Você pode baixá-lo da mesma forma que o PythonForAndroid, direto da Google. Infelizmente, o suporte para Jythonroid terminou em favor do PythonForAndroid. Sua última versão ainda disponível é a versão 0.4, lançada em novembro de 2008.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível