Quais são os 6 estágios de fungos em morangos?

Escrito por sarah tidwell | Traduzido por franklin serafim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os 6 estágios de fungos em morangos?
O melhor momento para tratar o mofo cinza é durante o florescimento da planta (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

O mofo em morangos é causado pelo fungo Botrytis cinerea, o qual também é referido como mofo cinza porque os morangos infectados por ele apresentam fragmentos de mofo cinza felpudo. A maneira que o mofo afeta os morangos pode ser observada em seis estágios. Às vezes, o mofo cinza é evidente em contêineres de morangos comprados em supermercado, e você pode não notar isso até levar o produto pra casa. Qualquer morango sem o mofo é totalmente comestível após uma lavagem completa.

Outras pessoas estão lendo

Estágio ativo inicial

O fungo botrytis cinerea está ativo no início da primavera seguida do inverno, quando os morangueiros estão em processo de decomposição natural. Dormant mycelium, o qual é outro nome para corpos de fungos, cria pequenos esporos chamados de conidia, assim que a temperatura se eleva e o morangueiro começa a florescer. Esses esporos microscópicos formam detritos na safra de morangos do ano anterior.

Estágio de disseminação dos esporos

O conidia produzido é extremamente pequeno e leve, então eles são facilmente levados por rajadas de vento e dispersados. Esse processo é semelhante à forma que o pólen é levado de uma planta a outra por carregadores, como por exemplo, abelhas, para que plantas possam se reproduzir, mas o fungo botrytis cinerea depende do vento para que seus esporos sejam levados e prosperem.

Florescimento e estágio de contato com o fruto

O objetivo do conidia é alcançar as flores ou o fruto da morangueira, e um é tão suscetível ao fungo quanto o outro. Os agricultores de morango podem não saber se porções de suas colheitas são afetadas pelo fungo porque as flores de morango infectadas podem não mostrar sintomas até que uma fruta madura seja criada. Ou em alguns casos, as flores infectadas ficam marrons.

Estágio de ativação pela umidade

A umidade é necessária para que o conidia infecte completamente a flor e o fruto da morangueira. Ela é predominante em plantas ao decorrer do dia porque a umidade natural vem do orvalho, névoa e chuva. Campos de colheita de morangos são irrigados frequentemente, expondo quando a água natural não está presente. O processo infeccioso é chamado de brotamento, e condições ideais de clima incluem temperaturas em cerca de 21 a 26 °C.

Estágio de amadurecimento do fruto

O fungo botrytis cinerea tipicamente se mantém inativo através do estágio verde de desenvolvimento do fruto, após as flores da morangueira estarem infectadas. Conforme os morangos começam a amadurecer e ficam vermelhos, fragmentos de mofo cinza felpudo aparecem no fruto. Ele é capaz de se desenvolver enquanto o morango está ainda ligado à planta, ou conforme amadurece em contêineres nos supermercados.

Estágio inativo

O fungo botrytis cinerea sobrevive aos meses de inverno de uma séria de maneiras. O fungo pode residir dentro de um morango maduro que apresentava o fungo cinza mas nunca foi retirado da planta. O morango cai no solo e fica levemente preservado pelas temperaturas de inverno. O fungo é reativo mais uma vez quando o morango descongela na primavera. Outra maneira de o fungo sobreviver no inverno é em restos de outras plantas. Ele vive dentro da planta, e quando a mesma murcha e morre, hiberna dentro dela até o início da primavera.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível