Educação e ciência

Quais são algumas das diferenças entre dados primários e secundários?

Escrito por liz tomas | Traduzido por lara scheffer
Quais são algumas das diferenças entre dados primários e secundários?

Folha com dados coletados

olaf herschbach/iStock/Getty Images

As pesquisas podem ser realizadas com dois tipos diferentes de dados; os primários e os secundários. O melhor tipo de dado é determinado pelo objetivo da pesquisa. As empresas devem usar ambos os tipos de informação, pois os dados secundários podem ser usados para criar uma nova pergunta, enquanto os primários podem determinar a resposta a ela.

Outras pessoas estão lendo

Fonte

olaf herschbach/iStock/Getty Images

Os dados primários são coletados em primeira mão por um pesquisador. Eles normalmente são coletados através de experimentos, enquetes, questionários, grupos de discussão, entrevistas e outras medidas. Os dados secundários já foram coletados e estão disponíveis ao público. As fontes destes incluem livros, periódicos, censos, biografias, artigos e bancos de dados.

Precisão

olaf herschbach/iStock/Getty Images

A pesquisa primária é adaptada especificamente para o projeto e tende a ser mais precisa. Embora os dados secundários possam fornecer muita informação, eles são menos precisos, pois não foram coletados especificamente para as perguntas da pesquisa. Os dados primários são customizados, enquanto os secundários não o são.

Método científico

olaf herschbach/iStock/Getty Images

Os dados primários seguem o método científico. Uma hipótese é formada, os dados são coletados a partir de um experimento baseado nela e então prova-se se ela é correta ou não. Os dados secundários não começam com uma hipótese, pois já estão coletados. Os padrões e opiniões são encontrados dentro dos dados secundários e então a observação dessas informações é feita.

Custo

olaf herschbach/iStock/Getty Images

O custo de obter os dados primários é, tipicamente, maior do que dos secundários. Esse custo inclui valores monetários e tempo. Os dados primários incluem os produtos químicos necessários para realizar o experimento, quaisquer análises científicas e, mais importante, o tempo para realizar a coleta de dados, determinar os resultados e conclusões e então escrever as informações para publicá-las. Os dados secundários geralmente estão disponíveis de graça ou por uma taxa de inscrição ao banco de dados, revista ou periódico. Depois de se inscrever, os dados podem ser obtidos imediatamente, então leva muito mais tempo para coletá-los.

Tipos de ciência

olaf herschbach/iStock/Getty Images

Os dados primários são usados por todos os campos da ciência, mas principalmente para as chamadas ciências "práticas": química, biologia, física, agricultura, entre outras. A grande maioria dos artigos publicados nesses campos consistem em dados primários. Já nas ciências sociais, os dados secundários são muito usados. As pesquisas dessa área frequentemente usarão as informações secundárias para encontrar padrões dentro da área de estudo.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media