Quais os benefícios da coenzima-Q10?

Escrito por shelly mcrae | Traduzido por marcos vinicios de araújo barros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A coenzima-Q10 (CoQ10) é um tipo de enzima encontrada nas células do corpo humano. Ela é biossíntetizada, ou seja, o corpo a produz naturalmente. A CoQ10 trabalha para fornecer energia para a função dos órgãos e é encontrada em altas concentrações no coração e nas células do fígado. Em forma de suplemento, ela atua substituindo ou repondo a coenzima em caso de deficiência.

Outras pessoas estão lendo

Função

A coenzima Q10 fica concentrada nas mitocôndrias das células do corpo. A mitocôndria converte a matéria (nutrição) em energia e a CoQ10 se faz necessária para essa função. A coenzima também atua como um antioxidante que trabalha para prevenir a formação de células cancerígenas e estimula o sistema imunológico. Nosso corpo produz CoQ10 da mesma forma que produz HDL e LDL (colesterol bom e ruim).

Características

A CoQ10 impede a oxidação do colesterol ruim (LDL). Essa oxidação produz um bloqueio nas artérias, que causa uma forma de doença cardíaca. A CoQ10 está intimamente ligada à produção de colesterol e, se alguém toma estatinas para controlar os níveis elevados de LDL, elas também irão suprimir a produção de CoQ10.

Benefícios

Como suplemento, a CoQ10 pode ajudar na reposição da coenzima do corpo. Os efeitos colaterais das estatinas são fraqueza muscular e dor nas articulações. Esses sintomas também têm sido atribuídos à redução de CoQ10 no organismo. Tomar um suplemento desse tipo, juntamente com estatinas, pode reduzir ou eliminar os efeitos colaterais delas.

Importância

A importância da CoQ10 como suplemento está diretamente ligada com a saúde do coração. Como esse órgão é um dos mais ativos do corpo, ele requer grandes quantidades de energia para funcionar. A CoQ10 permite a produção dessa energia. A capacidade que ela tem de controlar a oxidação do colesterol e estimular o sistema imunológico contribui para proporcionar um sistema cardiovascular saudável. Mas será que a CoQ10 é eficaz como suplemento diário para quem tem boa saúde?

Considerações finais

Se uma pessoa sofre de algum problema de deficiência imunológica como a AIDS, a CoQ10 pode ajudar a combater as infecções e aliviar a dor física. Os que sofrem de distrofia muscular, mal de Parkinson ou outros problemas musculares e articulares também podem se beneficiar do uso de suplementos de CoQ10. Porém, o corpo deve produzir CoQ10 em quantidades suficientes se a pessoa estiver com boa saúde. Siga uma dieta saudável e faça exercícios físicos regularmente. Se alguém que não sofre de doenças cardíacas e autoimunes ou degeneração muscular e insiste em tomar a coenzima Q10 como suplemento, provavelmente, não sentirá os benefícios dela.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível