Mais
×

Quais são os benefícios dos frutos da Schizandra Chinensis?

A Schizandra Chinensis tem sido utilizada na medicina tradicional chinesa por muitos séculos e é considerada uma erva medicinal fundamental. Tem sabor doce, salgado, picante, amargo e azedo, por isso é conhecido na China por Wu Wei Zi que significa fruto dos cinco sabores. Ela tem a fama de trazer benefícios à saúde como melhorar a saúde sexual, a beleza da pele, a acuidade mental, o sistema respiratório e as funções corporais.

O frutos da Schizandra podem ser usados como suplemento dietético (Weekly Pill Dispenser image by Scott Griessel from Fotolia.com)

Estimulante sexual

De acordo com “The Ancient Wisdom of the Chinese Tonic Herbs” (A sabedoria tradicional das ervas medicinais chinesas) de Ron Teeguarden, a schizandra melhora tanto a energia quanto a função sexual em homens e mulheres, agindo como um afrodisíaco que aumenta o fluxo de fluidos sexuais. Estimula em homens a produção de sêmen, aumenta a libido e o tempo de ereção, previne ejaculação precoce, e nas mulheres, aumenta a lubrificação vaginal durante as relações sexuais e intensifica a sensibilidade genital.

Beleza da pele

De acordo com Teeguarden, as mulheres na China se utilizam por séculos dos benefícios da schizandra para melhorar a beleza. Ela deixa a pele mais bonita, macia, suave, com textura fina além de proteger dos efeitos do vento e do sol. A schizandra é adstringente que permite que a pele retenha mais umidade, criando uma aparência mais jovem.

Bem-estar emocional e mental

Os frutos da schizandra são adaptógenos, ou seja, auxiliam o organismo a se adaptar ao estresse. Ela age equilibrando os hormônios do estresse e normalizando as funções orgânicas durante o estresse físico, mental e ambiental. Os efeitos mais benéficos podem ser observados com longo prazo de uso do suplemento, podem aumentar a resistência física e reduzir o tempo necessário para recuperar a força física. Também protege as glândulas adrenais dos efeitos prejudiciais do estresse e equilibra o função do sistema nervoso central. Também melhora o foco mental, aumenta a clareza, a concentração, a memória, diminui a fadiga e aumenta o estado de alerta sem causar nervosismo ou ansiedade. Tais efeitos aumentam o bom humor.

Alivia tosse

A schizandra tem sido usada na medicina tradicional chinesa para aliviar doenças respiratórias. Ela acalma tosse crônica, alivia tosse asmática (chiado) e é expectorante.

Função corporal saudável

O uso da schizandra melhora as funções corporais. Ela aumenta a circulação e mantem os níveis da pressão arterial saudáveis, assim com as funções do organismo. É utilizado para limpar e desintoxicar o fígado, protegendo-o contra danos. De acordo com a Universidade de Cura Alternativa e Complementar, a lignina da schizandra ajuda na regeneração do tecido saudável do fígado.

De acordo com o Centro do Câncer Memorial Sloan-Kettering, ela tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anticancerígenas.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article