Mais
×

Quais características uma viola de arco e um violino têm em comum?

Atualizado em 05 abril, 2018

Ambos instrumentos de corda, a viola de arco e o violino têm várias características em comum. No entanto, apesar de suas similaridades, diferenças no tamanho e som existem. O músico treinado consegue discernir a viola de um violino ao ver ou ouvir pela primeira vez, mas um seguidor de instrumentos de orquestra casual terá problemas se não conseguir distinguir pelo tamanho ou som.

O violino parece uma viola de arco, mas é menor (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Maneira de tocar

O violino e a viola de arco são instrumentos de madeira tocados de maneira similar. O violinista ou o violista viram o instrumento de cabeça para baixo de forma que a parte de baixo fique abaixo da mandíbula do músico. Este põe uma mão no pescoço para mover os dedos ao tocar, como faria um guitarrista. Enquanto o guitarrista toca as cordas com a outra mão, o violista ou o violinista usam um arco para tocar.

Cordas

Embora ambos instrumentos tenham cordas, o comprimento e som são diferentes. O violino padrão de 35 cm é de 2,5 a 5 cm menor do que a viola de arco, que geralmente mede entre 38 e 45 cm, resultando em cordas menores para o violino. Os violinos também apresentam cordas que reproduzem sons mais agudos, graças à corda de Mi. Ao afinar um violino, afina-se as cordas em G-D-A-E. As cordas da viola de arco são afinadas em C-G-D-A.

Arcos

Os músicos usam arcos para obterem som das cordas de qualquer um dos instrumentos, mas não tente usar um arco de violino em uma viola de arco e vice-versa. A vara de violino é apenas cerca de 1 cm maior do que a da viola, embora a viola seja um instrumento maior. No entanto, o arco da viola reproduz sons mais potentes, já que pesam mais.

Papel na orquestra

Em uma orquestra, os violistas sentam entre os violoncelistas e violinistas, mantendo a família de cordas junta. Uma orquestra típica terá mais violinos do que violas. Os violinos estão presentes para contribuir com a melodia musical, enquanto as violas oferecem harmonia.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article