Quais são as causas de falência renal aguda após uma cirurgia cardíaca?

Escrito por william norman | Traduzido por joão melo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as causas de falência renal aguda após uma cirurgia cardíaca?
Quais são as causas de falência renal aguda após uma cirurgia cardíaca? (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

O procedimento

De acordo com a American Heart Association, uma cirurgia de ponte de safena envolve o enxerto de vasos sanguíneos para o coração para redirecionar as artérias coronárias bloqueadas, restabelecendo o fluxo normal de sangue para o órgão. Infelizmente, no entanto, esse procedimento, que normalmente salva vidas, torna o paciente vulnerável à insuficiência renal (rim), uma complicação potencialmente mortal. O percentual de pacientes que desenvolvem essa complicação parece crescer a cada ano. Um artigo de 2006, publicado no Medical News Today, citou um estudo da Duke University Medical Center, mostrando que a taxa de insuficiência renal aguda em pacientes safenados disparou de 1,5%, em 1988, para 7,2% em 2003.

A insuficiência renal aguda ocorre apesar dos esforços dos cirurgiões cardíacos para evitar danos aos rins, incluindo manter a hidratação correta durante a cirurgia e combinar os níveis de medicação de acordo com a função renal após o procedimento. Pesquisadores têm desenvolvido algumas teorias para explicar esse efeito colateral, incluindo especulação sobre as máquinas coração-pulmão usadas​​, coágulos de sangue, medicamentos aplicados durante a cirurgia e genética.

Causas genéticas e relacionadas à saúde

Pesquisadores descobriram alguns indícios de que uma mutação gênica, chamada polimorfismo T-786C da óxido nítrico sintase endotelial (eNOS), pode aumentar a probabilidade de insuficiência renal aguda. O Molecular Diagnostics Laboratories descreve o eNOS como um gene que ajuda o corpo a produzir ácido nítrico para manter os vasos sanguíneos. A mutação T-786C bloqueia esse processo, tornando o organismo mais propenso a espasmos do músculo do coração e ataques cardíacos. Um estudo publicado pelo European Journal of Cardio-Thoracic Surgery constatou que a mesma mutação também pode causar problemas renais.

Os depósitos de gordura arteriais podem levar a complicações renais. O Medical News Today menciona a possibilidade de que a cirurgia pode fazer com que pedaços de colesterol depositado se destaquem das paredes das artérias e acabem como bloqueios nos vasos sanguíneos dos rins. A Mayo Clinic confirma que essa sequência de eventos, o que também ocorre naturalmente a partir do enrijecimento das artérias, provoca insuficiência renal aguda.

Os procedimentos cirúrgicos como causa

O artigo do Medical News Today, "Incidência de lesão renal após cirurgia cardíaca em ascensão", inclui o uso de uma máquina coração-pulmão durante a cirurgia de revascularização do miocárdio como uma possível razão para a incidência de insuficiência renal aguda. De acordo com o Cincinnati Children’s Heart Institute, máquinas coração-pulmão podem realmente causar danos nos rins durante uma cirurgia de ponte de safena, ocasionando uma série de problemas, desde disfunção urinária até insuficiência renal total.

O mesmo artigo no Medical News Today afirma que as drogas utilizadas durante a cirurgia podem causar coagulação durante o procedimento. O NowPublic.com postou um comunicado de imprensa, em 2007, confirmando que a Food and Drug Administration (FDA) havia solicitado a remoção de um medicamento do tipo do mercado. Traysol, um medicamento usado para limitar o sangramento durante a cirurgia cardíaca, levou a um aumento do risco de danos aos rins, de acordo com o comunicado de imprensa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível