Saúde

Quais são as causas de formigamento nas costas?

Escrito por k. lynn wallace | Traduzido por lívia bono
Quais são as causas de formigamento nas costas?

Formigamento nas costas

woman with headache image by Monika 3 Steps Ahead from Fotolia.com

Sensações anormais no corpo, como formigamento, são conhecidas como "parestesias". Formigamento nas costas costuma ser causado por danos aos nervos ou doenças. É importante tratar do formigamento, pois pode levar a dormência na área afetada. Há diversos possíveis problemas associados ao formigamento nas costas, muitos dos quais são explicados neste artigo. Se você tiver formigamento nas costas, ou em qualquer outra área do corpo, que não passa, consulte seu médico, visto que pode ser um sinal de doença séria.

Outras pessoas estão lendo

Danos aos nervos

Danos aos nervos, como nervo comprimido, podem ocorrer em qualquer lugar do corpo, e costumam resultar em uma sensação de formigamento nas costas. Danos aos nervos podem ser sensíveis ao tempo, e a possibilidade de danos permanentes aumenta com qualquer demora no tratamento. É imperativo que você busque ajuda médica assim que possível. Danos aos nervos podem ser tratados com terapia física, medicamentos, imobilização ou cirurgia.

Ansiedade ou ataques de pânico

Se sua sensação de formigamento for acompanhada por medo, preocupação, suor, tontura ou zumbido nos ouvidos, pode ser causada por um ataque de pânico ou transtorno de ansiedade. Pode ser difícil aceitar que sua dor e formigamento nas costas sejam causados por uma doença psicológica, mas são sintomas comuns de ataques de pânico.

Tumor

Tumores em volta da espinha costumam ser descobertos devido a reclamações de sensação de formigamento. Essa sensação ocorre abaixo do local do tumor, na parte inferior das costas e nas pernas, e pode ser acompanhada por dores nas costas. Uma ressonância magnética pode ser usada para detectar um tumor na espinha.

Esclerose múltipla

Formigamento é um sintoma comum de esclerose múltipla, que costuma ser chamada de EM. A EM causa lesões no cérebro, que resultam em uma sensação de formigamento em todo o corpo. Quando o formigamento é causado pela EM, costuma começar nas mãos ou pés, e progride lentamente até o centro do corpo. Contudo, formigamento nas costas não é incomum, então seu médico pode pedir um teste de EM, se você estiver relatando formigamento nas suas costas.

Diabetes

Formigamento nas costas também pode ser um sintoma de diabetes. O começo da diabetes é gradual, e muitas pessoas que a tem não estão cientes. Ela causa níveis elevados de açúcar no sangue, que danifica o sistema nervoso, e pode causar formigamento. Se seu formigamento é acompanhado de visão embaçada, sede excessiva, fome extrema, fadiga ou perda de peso, especialmente se você não tiver dores nas costas, você pode ter diabetes, e deve contatar seu médico assim que possível, para uma avaliação profunda.

Álcool ou tabaco

Superexposição a substâncias tóxicas, incluindo álcool e tabaco, pode causar sensação de formigamento. A presença dessas substâncias no corpo, com o tempo, causa danos aos nervos, que resultam em sensação de formigamento em suas costas. Esses danos aos nervos são permanentes, e o formigamento tem poucas chances de passar.

Transtornos circulatórios

O sistema circulatório leva sangue a todas as células do seu corpo. Quando o sistema circulatório não está funcionando direito, partes do seu corpo não obtêm fluxo de sangue suficiente, e uma sensação de formigamento em seu corpo pode ocorrer. A saúde de seu sistema circulatório pode ser melhorada reduzindo a pressão sanguínea, perdendo peso e parando de fumar. Se você estiver acima do peso, for fumante ou tiver pressão alta, seu formigamento provavelmente é devido à baixa circulação .

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media