Quais são os diferentes tipos de meningite?

Escrito por blake biddulph | Traduzido por fabrício basílio o. de souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os diferentes tipos de meningite?
Dor de cabeça e rigidez no pescoço são sinais de meningite (headache image by forca from Fotolia.com)

O cérebro e a medula espinhal formam o sistema nervoso central e são rodeados por um sistema de membranas chamadas meninges e um fluido chamado fluido cerebrospinal (FCS). As meninges e o FCS são designados para proteger e alimentar o sistema nervoso central. Quando as meninges ou o fluido cerebrospinal fica inflamado devido à infecção, é referido como meningite. De acordo com Mayo Clinic, o inchaço associado com a meningite, geralmente, causa sintomas típicos de dor de cabeça, febre e rigidez no pescoço. A meningite pode ser causada por muitos fatores diferentes, mas na maioria das vezes por um vírus ou bactéria. É critico determinar a causa de modo que o tratamento apropriado possa ser executado. Alguns casos de meningite são menores e resolvidos rapidamente, mas outros podem ser fatais.

Outras pessoas estão lendo

Viral

A meningite viral, também chamada de meningite asséptica, é a forma mais comum, de acordo com o CDC, e é séria, mas raramente fatais em pessoas com um sistema imunológico saudável. A Meningitis Foundation of America diz que enterovírus são as causas mais comuns de meningites virais e nossa exposição a esses vírus é alta; entretanto, menos de 1 em 1000 infecções levam ao desenvolvimento da meningite. Os sintomas da meningite viral podem incluir irritabilidade, febre, dor de cabeça, sensibilidade à luz, náusea ou vômitos, e rigidez no pescoço. Não há um tratamento direto para a meningite viral, mas a maioria dos pacientes se recuperam dentro de algumas semanas em repouso.

Bacterial

As formas bacterianas de meningites são mais graves do que as meningites assépticas e podem ser particularmente graves em crianças e idosos. De acordo com o Departamento de Saúde do Estado de Illinois, antes do uso generalizado de antibióticos, a meningite bacterial era fatal em cerca de 70% dos casos. Atualmente, com o uso de antibióticos, 15% são fatais. O diagnóstico precoce e o tratamento são fundamentais para proporcionar uma melhor oportunidade do antibiótico trabalhar. Algumas formas de meningites bacteriais são contagiosas e podem ser transmitidas por tosses ou espirros. Algumas das formas comuns das meningites bacteriais são Streptococcus pneumoniae, Neisseria meningitidis, Haemophilus influenzae, e Listeria monocytogenes.

Fúngica

De acordo com o Mayo Clinic, a infecção fúngica levando a meningite é relativamente incomum, mas aqueles com sistemas imunológicos comprometidos, como pacientes com AIDS, são suscetíveis a riscos de infecções fúngicas. Existem medicamentos antifúngicos que pode tratar esta forma de meningite.

Parasitária

Os parasitas encontrados em alimentos, água ou solo contaminados podem causar uma forma grave e fatal de meningite, mas isso é muito raro, e geralmente ocorre somente em países subdesenvolvidos.

Outra

O Neurology Channel informa que existem causas não infecciosas de meningite também, que podem se desenvolver como uma complicação de outra doença como lúpus, tuberculose ou sífilis. A meningite também pode ocorrer por causa de alergias a medicamentos e alguns tipos de câncer.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível