Quais os efeitos do Ginko Biloba nos níveis de dopamina?

Escrito por tyson alexander | Traduzido por laila teixeira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais os efeitos do Ginko Biloba nos níveis de dopamina?
Algumas pessoas utilizam extrato de folhas de gingko biloba como suplemento herbal. (ginkgo leaf image by Zlatko Ivancok from Fotolia.com)

Praticantes da medicina herbal chinesa usam folhas de ginkgo biloba há séculos, afirma o site do Centro Médico da Universidade de Maryland. Recentemente, começou-se a pesquisar os possíveis benefícios à saúde que esse extrato pode causar. É interessante saber quais efeitos tal extrato pode ter sobre os níveis de dopamina, já que níveis baixos deste neurotransmissor relacionam-se com transtornos como o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e o Mal de Parkinson.

Outras pessoas estão lendo

Panorama.

O cérebro usa mensageiros químicos como a dopamina, para comunicação entre regiões do cérebro que regulam funções físicas e mentais. De acordo com o psicólogo Joseph Carver, em artigo para enotalone.com, a dopamina é de grande relevância para movimentos motores e processos mentais como a atenção e a motivação. Baixos níveis de dopamina são encontrados em portadores de transtornos como o TDAH e o Mal de Parkinson.

Quais os efeitos do Ginko Biloba nos níveis de dopamina?
Baixos níveis de dopamina são encontrados em portadores de transtornos como o TDAH e o Mal de Parkinson. (elder in the beach image by photooiasson from Fotolia.com)

Função

O gingko biloba aumenta a atividade dopaminérgica pois permite que esse neurotransmissor permaneça no cérebro por mais tempo. Em um artigo de 1999 publicado no periódico "Ciências da vida", os pesquisadores W.R. Wu e X.Z. Zhu atestam que este extrato atua como inibidor da monoamina oxidase, reduzindo os níveis desta enzima no cérebro. A monoamina oxidase fraciona a dopamina. Portanto, o gingko biloba pode fazer com que os níveis de dopamina aumentem ao diminuir os níveis de monoamina oxidase.

Quais os efeitos do Ginko Biloba nos níveis de dopamina?
O gingko biloba aumenta a atividade dopaminérgica. (Fall colors on Ginkgo biloba branch image by Adam March from Fotolia.com)

Importância.

Nenhum estudo demonstra claramente que o aumento de dopamina proporcionado pelo gingko biloba melhora as habilidades mentais de adultos saudáveis. Alguns estudos apontam melhorias nas capacidades mentais de usuários do extrato, de acordo com P.H. Canter e E. Ernst em artigo datado de julho de 2007 e publicado no periódico “Psicofarmacologia humana.” Contudo, Canter e Ernst alertam que os atuais estudos sobre os efeitos do gingko biloba em adultos são inconsistentes e conflitantes entre si. Concluem, por fim, pela inexistência de evidência acerca de melhorias nas habilidades mentais de adultos saudáveis que usam o extrato.

Quais os efeitos do Ginko Biloba nos níveis de dopamina?
Não há evidência acerca de melhorias nas habilidades mentais de adultos saudáveis que usam o extrato. (ginco biloba leaf image by Danuta Kania from Fotolia.com)

Tratamento do Mal de Parkinson.

Por ser potencializador da dopamina, o gingko biloba pode auxiliar no tratamento do Mal de Parkinson. Tal doença resulta do acúmulo de células liberadoras de dopamina em uma região do cérebro denominada Substância Negra. Em estudo publicado em abril de 2005 no "Jornal de Neuroquímica", M. Ahmad e colegas submeteram ratos com Mal de Parkinson simulado à doses diárias de ginkgo biloba. Após três semanas de tratamento, os ratos passaram a reter maior quantidade de células liberadoras de dopamina.

Quais os efeitos do Ginko Biloba nos níveis de dopamina?
O gingko biloba pode auxiliar no tratamento do Mal de Parkinson. (Yellow autumn leaves on Ginkgo biloba tree image by Adam March from Fotolia.com)

Tratamento do TDAH

O extrato de ginkgo biloba pode ajudar no tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, ou TDAH. Em estudo com resultados publicados em maio de 2001 no "Jornal de Psiquiatria e Neurociência", M. R. Lyon e colegas, testaram os efeitos de um suplemento com 200mg de ginseng e 50mg de extrato de ginkgo biloba em crianças com TDAH. De acordo com os cientistas, duas doses diárias do suplemento ao longo de quatro semanas melhorou os sintomas em três quartos dos pacientes.

Quais os efeitos do Ginko Biloba nos níveis de dopamina?
O extrato de ginkgo biloba pode ajudar no tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. (alternative medicine. ginkgo biloba therapy image by joanna wnuk from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível