Lazer e cultura

Quais são os estilos de desenho de anime?

Escrito por yuurei serai | Traduzido por fernanda de assis
Quais são os estilos de desenho de anime?

"Chibi" é um dos estilos de desenhos em anime

Junko Kimura/Getty Images News/Getty Images

Em todo o mundo, o gênero anime tem legiões de fãs, tanto adultos como jovens, assistindo a programas de televisão e lendo quadrinhos (manga). Nas faculdades, estudantes de designer gráfico esperam algum dia entrar no mundo dos animes e desenhar seus próprios personagens e histórias. Os diferentes estilos de anime no Japão e no mundo têm seu próprio estilo de desenho.

Outras pessoas estão lendo

Chibi

"Chibi", em japonês, significa "criança pequena" ou "pessoa pequena". Também chamado de "super deformed" (SD, superdeformado), chibi é um estilo de desenho caracterizado por pequenas proporções corporais e uma cabeça grande. Personagens chibi têm uma relação corpo para cabeça de 1:2, ou seja, a cabeça é mais largas do que os ombros e proporcionalmente igual, ou ligeiramente maior, do que o corpo. Chibis fazem movimentos extravagantes e expressam emoções de forma que personagens humanos de tamanho normal não fazem, por exemplo, quando chibis estão apaixonados, os membros ficam ondulados e o coração bate fora do peito.

Shoujo/shonen

Shoujo, ou shonen, é muitas vezes visto como um gênero de anime para meninas, porque o estilo de desenho e histórias muitas vezes refletem interesses de meninas, como animais, romance e magia. Alguns exemplos são "Tokyo Mew Mew" e "Cardcaptor Sakura". Shoujo, também chamado de shojo, muitas vezes apresenta meninas com menos de 20 anos de idade como protagonistas. Muitas das cores em mangas shoujo são pastéis ou tons de azul, rosa, roxo e verde. Animes shoujo geralmente têm detalhes mais realistas, como olhos que não são tão grandes e membros proporcionais.

Mecha

Junko Kimura/Getty Images News/Getty Images

Animes mecha enfocam a mecânica. Animes mecha têm robôs, máquinas e ficção científica, além de cenas de batalha em larga escala, como mostradas na série "Gundam". Em animes mecha de "Real Robot", os robôs são ferramentas úteis, movidos por seres humanos, enquanto animes mecha de "Super Robot" frequentemente apresentam robôs colossais, como monstros com vontade própria. O estilo de desenho geralmente envolve ângulos agudos e cores escuras para criar um mundo de ficção científica. Os personagens têm um visual mais realista.

Gekiga

Junko Kimura/Getty Images News/Getty Images

Gekiga, ou "imagens dramáticas", é conhecido como um estilo de desenho sombrio do mundo anime. Muitas vezes sangrento no retrato da vida quotidiana de ninjas e assassinos. O estilo de desenho é realista, desviando-se do estilo de olhos grandes, tradicional do traço dos anime. Animes gekiga retratam imagens gráficas de morte e assaltos e, muitas vezes, forçam a barra daquilo que é aceitável em animes e mangas. Um dos animes gekiga mais conhecidos é "Children's Island" (Ilha das Crianças), de Yoshihiro Tatsumi.

Hentai

Junko Kimura/Getty Images News/Getty Images

Animes hentais, ou ero, são um estilo de anime que apresenta cenas de nudez e sexo. Hentai é comercializado para indivíduos maiores de 18 anos devido ao conteúdo explicito. Homens com narizes ensanguentados e mulheres nuas são o foco e muitas das histórias exploram a virgindade, exploração sexual e até estupro. Animes menos explícitos usam cores claras e características físicas mais suaves, mas hentais violentos usam tons escuros e tipos físicos angulosos.

Bishounen

Animes do gênero bishounen, ou "menino bonito", apresentam homens elegantes como seus protagonistas. Homens em animes bishounen têm cabelos compridos, roupas da moda e características faciais femininas, assim como uma constituição suave. O gênero bishounen de anime, como animes shoujo, apela a um público feminino, pois os homens são emotivos e podem se relacionar com as emoções femininas. Os personagens de animes bishounen são muitas vezes sensuais, mas não fazem qualquer apelo sexual. Personagens de anime bishounen são altos e magros e as cores pastel criam um mundo de sonho, orientado ao sexo feminino. O gênero bishounen de anime também tem uma divisão conhecida como yaoi, ou amor-menino, que apresenta romances homossexuais.

Antropomorfico

Junko Kimura/Getty Images News/Getty Images

Animes antropomórficos são um estilo de anime que apresenta animais com características humanas, vistos em "Wolf's Rain" e mesmo em filmes da Disney, como "Robin Hood" e "Mogli". Animes antropomórficos apresentam animais agindo como humanos ou humanos com características animais, como em "Inuyasha", onde o personagem principal é parte cachorro. Raposas, lobos, cães, gatos e coelhos são os principais animais em anime antropomórficos.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media